TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Resenha: Multiculturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais seguidas, como, por exemplo, o Monoculturalismo, vigente na maioria dos países do mundo e ligado intimamente ao nacionalismo.

A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.

Seus opositores defendem que o multiculturalismo pode ser danoso às sociedades e particularmente nocivo às culturas nativas, pois a diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação.

Multiculturalismo no Brasil:

Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização, o que é uma das principais características da cultura brasileira. Iniciado em 1530, quando os portugueses deram inicio à colonização do Brasil, o processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. Os primeiros imigrantes não-portugueses que vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos nas lavouras de café. Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando vieram para cá os imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades. Vieram suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos, japoneses, entre outros.

O caso pluricultural brasileiro é bem mais complexo, porque aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no cotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com