TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutriçao

Artigos Científicos: Nutriçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

Resultados e discussões

Estes resultados referem a um perfil socioeconômico das usuárias do Programa Saúde da Família, que se caracterizam por uma tabela que mostra a idade, estado civil , renda per capita e escolaridade das gestante.

Através desta tabela podemos ver que , a maior parte das gestantes (66,7%) e das mães de crianças (72,58%) , encontram-se na faixa etária entre 20 e 35 anos. Este achado é importante do ponto de vista reprodutivo, uma vez que idades menores ou maiores que 17 e 35 anos representam um fator de risco relevante a gradivez.

Vimos também que , a maior parte das entrevistadas encontram-se casadas (76,1%) ou em uma união estável (82,3%). Já com relação a renda per capita cerca de 42,9% das gestantes e 29% das mães de crianças responderam ter renda per capita entre meio e 1salário mínimo ( o salário vigente na época do estudo era de R$ 380,00.) .

Estes dados confirmam a baixa renda entre as entrevistadas; estudos comprovam que quanto menor a renda menor é o acesso a uma alimentação variada. Entretanto, a seleção de alimentos é influenciada por muitos outros fatores além do conhecimento de nutrição, a abundancia não assegura ótima nutrição devido ao componente comportamental que determina a escolha dos alimentos.

Quanto ao item da escolaridade, verificou-se que 47,6% e 41,6% das gestantes e mães, respectivamente, apresentavam ensino fundamental incompleto, retratando o baixo nível de escolaridade apresentado, taxa que se aproxima á do Brasil (59,9%) , segundo dados do Censo 2000. Logo, existe relação entre desvantagens nutricionais para filhos de mães com pouca instrução. ( Matos Campos,2009)

Tabela que mostra os itens citados acima

Aspectos relacionados aos hábitos e práticas alimentares

A ingestão total de água inclui água pura, água nas bebidas e água presente nos alimentos. De acordo com a DRI’S(Dietary Reference Intakes) é recomendado para gestantes e lactantes , cerca de 3,0L e 3,8L de água(bebidas, alimentos e água) por dia.

Porém, para as gestantes e mães desta pesquisa foi registrado que este consumo hídrico esta abaixo do recomendado. As médias de ingestão de água no total e em percentual é de inadequação de 90,47% para as gestantes e 100% das mães, índice que varia de 0,5L a 3,5L por dia destas entrevistadas.

Com relação as refeições, foi constatado que a mediana do número de refeições ao dia foi de 4( variando de 2 a 6) para gestantes e 5( variando de 3 a 7) para mães. De acordo com Medonça, Anjos, deixar de fazer uma refeição tem estado relacionado com o aumento do sobrepeso e da obesidade, sendo que atualmente, isso ocorre mais entre os mais pobres, uma vez que nesse segmento da população o acesso aos alimentos não é contínuo e nem é caracterizado como padrão regular de refeições. Mas, segundo Sichieri, etal, para manter um peso saudável, prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 , obesidade e osteoporose é recomendado o consumo de alimentos variados, em quatro refeições ao dia; deixar de fazer refeições não emagrece e prejudica a saúde.(Matos Campos, 2009)

Outro gráfico também foi feito para demonstrar o consumo de sal, açúcar e óleo na dieta das gestantes e lactantes. Assim, verificou-se que o consumo destes, excedem os valores máximos recomendados para gestantes e mães.

O consumo médio per capita diário de sal entre as gestantes e mães entrevistadas foi equivalente a 7,33+/- 4,06 g e 6,51+/- 4,75g, respectivamente. Há que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com