TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO E HISTÓRIA DO TERMO ESTÉTICA

Por:   •  10/11/2017  •  Seminário  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  4.081 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. DESENVOLVIMENTO 2

2.1. CONCEITO E HISTÓRIA DO TERMO ESTÉTICA 2

2.2. O BELO E O FEIO: A QUESTÃO DE GOSTO 3

2.3. GOSTO E SUBJETIVIDADE 5

2.4. ATITUDE ESTÉTICA 5

2.5. A RECEPÇÃO ESTÉTICA 6

2.6. A COMPREENSÃO PELOS SENTIDOS 7

3. CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

A estética é o ramo da filosofia que se ocupa em investigar a essência da beleza, compreendendo as emoções, ideias e juízos que são despertados na observação e interpretação simbólica do mundo e da arte. Simultaneamente é uma ciência autônoma que tem por objeto o juízo de apreciação que distingue o belo e o feio, e que envolve sempre a relação entre um objeto e um sujeito. No entanto, a área é ainda mais ampla, pois possui subdivisões, como a recepção, atitude e a estética teórica, bem como a compreensão pelos sentidos que envolvem questões subjetivas e o gosto (RAMOS, 2017).

Pensando assim, podemos afirmar que a estética discute o gosto, um conceito ligado ao julgamento dos objetos pela sensibilidade, conhecimento e reconhecimento. Concepções categorizadas pelo senso comum como preferência, mas que depende de valores, contextos, momentos históricos. Neste sentido, é importante mencionar que o significado da beleza sofreu alterações no decorrer da história e este fato, é claro, interfere diretamente nas compreensões e possíveis conceitualizações da própria arte (RAMOS, 2017).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. CONCEITO E HISTÓRIA DO TERMO ESTÉTICA

Etimologicamente, a palavra estética vem do grego aisthetiké, que se refere a tudo aquilo que pode ser notado, percebido ou compreendido pelos sentidos. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo. A ligação da estética com a arte é ainda mais estreita se considerada que o objeto artístico é aquele que se oferece ao sentido e a percepção, por isso podemos compreender que enquanto disciplina filosófica, a estética tenha também se voltada para a teoria da criação e percepção artística, sendo conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais (VILHENA, 2006).

2.2. O BELO E O FEIO: A QUESTÃO DE GOSTO

O conceito de estética foi introduzido na filosofia por Alexander Baumgarten em 1750, para descrever aquilo que na sua altura se chamava de "crítica do gosto", referindo-se à cognição por meio dos sentidos. Para ele a estética tinha exigências próprias, pois alia a sensação e o sentimento à racionalidade. Nesse contexto, Baumgarten define a beleza estética como “a perfeição” à medida que é observável como fenômeno do que é chamado gosto. Kant daria continuidade a esse uso, utilizando a palavra "estética” para designar os julgamentos de beleza, tanto na arte quanto na natureza. A partir do século XX, a constatação da existência de muitos valores estéticos além da beleza levou o objeto da estética a deixar de ser "a produção voluntária do belo". Com esta ampliação o conceito passa a se referir, além de aos julgamentos e às avaliações, também às qualidades de um objeto, às atitudes do sujeito para considerar o objeto e, principalmente, à experiência prazerosa que o indivíduo pode ter diante de uma obra de arte. Mais importante do que tudo, o estético passou a denominar outros valores artísticos, que não só beleza no sentido tradicional (VIEIRA, 2017).

Vieira (2017) conta que de Platão ao classicismo, os filósofos tentaram fundamentar a objetividade da arte e da beleza. Para Platão, a beleza é a única ideia que resplandece no mundo. Se, por um lado, ele reconhece o caráter sensível do belo, por outro, continua a afirmar sua essência ideal, objetiva. Segundo o pensamento platônico, somos obrigados a admitir a existência do "belo em si" independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.

Ainda segundo o autor, o classicismo vai ainda mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal, fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.

Vilhena (2006) menciona que nos séculos XVII e XVIII, do outro lado da polêmica, os filósofos empiristas Locke e Hume relativizam a beleza ao gosto de cada um, da presença ou ausência de prazer em nossas mentes ao julga-la. Neste sentido, a beleza ela não é uma qualidade das coisas, mas só um sentimento na mente de quem a contempla. Aquilo que depende do gosto e da opinião pessoal não pode ser discutido racionalmente, donde o ditado: "Gosto não se discute". O belo, portanto, não está mais no objeto, mas nas condições de recepção do sujeito.

O autor ainda comenta, que no século seguinte, Kant, numa tentativa de superação dessa dualidade objetividade-subjetividade, afirma que o belo é "aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente". Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. O princípio do juízo estético, portanto, é o sentimento do sujeito, e não o conceito do objeto. No entanto, há a possibilidade de universalização desse juízo subjetivo porque as condições subjetivas da faculdade de julgar são as mesmas em todos os homens. Belo, portanto, é uma qualidade que atribuímos aos objetos para exprimir um certo estado da nossa subjetividade. Sendo assim, não há uma ideia de belo nem pode haver regras para produzi-lo. Há objetos belos, modelos exemplares e inimitáveis.

Hegel, em seguida, introduz o conceito de história ao estudo do belo, e, a partir do século XIX, a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos. Essa mudança (devir), que se reflete na arte, depende mais da cultura e da visão de mundo vigentes do que de uma exigência interna do belo (VILHENA, 2006).

Hoje em dia, de uma perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com