TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Dos Exploradores De Caverna

Pesquisas Acadêmicas: O Caso Dos Exploradores De Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito seguindo a orientação Prof. Marcos Vasconcellos e tem o objetivo de fazer uma breve análise sobre o livro “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA” de Lon L. Fuller, escrito em 1949 sob a análise da justiça na aplicação da lei.

2. EXPLICAÇÃO DO TEMA.

Resumo do Livro “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA” de Lon L. Fuller, escrito em 1949.

3. RESUMO DO LIVRO

Em maio de 4299, cinco exploradores de cavernas organizaram uma expedição da Sociedade Espeleológica e penetraram no interior de uma caverna de rocha calcária no Planalto Central da comunidade. Quando estavam distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento que bloqueou, completamente, a única saída conhecida da caverna. . Não voltando dentro do prazo normal, os familiares dos exploradores avisaram a Sociedade Espeleológica que encaminhou uma equipe de socorro ao local.

O trabalho de resgate foi muito difícil. Novos deslizamentos ocorreram, e numa das tentativas de desobstruir a entrada, dez operários morreram soterrados. Os fundos da Sociedade Espeleológica foram todos gastos e foi necessária uma subvenção do poder legislativo e uma campanha de arrecadação financeira para a complementação dos fundos para continuar os trabalhos de resgate. A libertação dos exploradores de caverna só foi possível no trigésimo dia, porém um deles havia sido morto para servir de alimento aos demais.

No vigésimo dia de resgate, foi descoberto que os exploradores possuíam um radio transmissor, o que permitiu a comunicação entre os exploradores e o acampamento de resgate. Os exploradores perguntavam quanto tempo seria necessário para que a entrada da caverna fosse desbloqueada e a resposta foi que o resgate levaria no mínimo mais dez dias. Em vista disso e da pouca quantidade de alimentos, os exploradores fizeram duas perguntas:

- se poderiam sobreviver mais dez dias sem alimentação e;

- se poderiam sobreviver por mais dez dias se consumissem carne humana.

O pessoal de resgate informou que as possibilidades de sobrevivência por mais dez dias eram muito remotas. Mas que seria possível a sobrevivência se consumissem a cerne de um deles.

Os exploradores dirigiram várias perguntas as autoridades religiosas, judiciárias e médicas a fim de saber se seria recomendável tirarem a sorte para ver quem deveria ser comido. As autoridades não deram resposta a esta pergunta.

Como não tiveram as respostas, a comunicação foi interrompida e os exploradores decidiram acertar uma forma para sacrificar um dos cinco, permitindo a sobrevivência os outros quatro. Roger Whetmore propôs um sorteio com dados para a escolha daquele que seria sacrificado. Antes do início do jogo, porém, ele decide desistir de participar, dizendo que preferia aguardar mais uma semana. Seus companheiros o acusaram de traição e procederam ao lançamento dos dados. Quando chegou a vez de Whetemore, os dados foram lançados pelos outros e ele acabou sendo o escolhido para ser morto. Sua carne serviu de alimento para seus companheiros que sobreviveram e foram salvos no 30º dia depois do início do resgate.

Despois de resgatados, os sobreviventes foram levados a julgamento e foram condenadas à pena de morte em primeira instância. Houve apelação e na segunda instância quatro juízes analisaram o caso: FOSTER, TATTING, KEEN E HANDY e presidente do tribunal, TRUEPENNY, C.J.

• Foster propõe a absolvição dos réus baseando-se numa posição jus naturalista, alegando que quando Whetemore foi morto eles não se encontravam em um estado de sociedade civil, mas em um estado natural e por isso a lei não poderia ser aplicada.

• Tatting fica em cima do muro e pede afastamento do caso por estar muito envolvido emocionalmente. E apesar de ser questionado posteriormente se queria rever a sua opinião, reafirmou que não queria participar da decisão deste caso.

• Keen condena os réus e acusa FOSTER de estar usando furos na legislação para tentar defender e acha que o caso não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com