TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empirismo

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão
  4. Bibliografia
  1. INTRODUÇÃO

A presente atividade tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o empirismo e o racionalismo, entendendo suas características, diferenças e significados.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Empirismo

O empirismo é uma doutrina filosófica definida no século XVII pelo filósofo inglês John Locke. Segundo Locke todo ser humano nasce com a mente como se fosse uma folha em branco que vai sendo preenchida com os conhecimentos adquiridos através das experiências da vida. O empirismo tem como idéia principal que somente com as experiências que alcançamos conhecimento e produzimos a mesma ou idéias novas.

O conhecimento é limitado e vem através da aprendizagem por meio das tentativas, erros e acertos das experiências vividas ou observadas. Sendo assim a sociedade acaba interferindo na formação de cada individuo.

No empirismo o conhecimento que surge por meio de uma experiência que é conseqüência da percepção que se da pelos sentidos. Sensação, observação, imaginação, linguagem, intuição, testes e principalmente a percepção são fontes que ampliam a capacidade do homem em adquirir sabedoria.

Essa idéia se baseia no que vimos, sentimos, ouvimos falar, etc. Dessa forma o conhecimento empírico constitui a maioria dos seres - humanos, pois não depende de estudos, pesquisas, métodos ou investigações.

Podemos considerar um exemplo de conhecimento empírico, o homem da época das cavernas descobrir o fogo. Afinal esse conhecimento foi adquirido com base na experiência através de tentativas sem nenhuma teoria para orientação.

           2.2 Racionalismo

Agora o racionalismo é uma corrente filosófica que prioriza a razão sendo fonte de conhecimento verdadeiro, sem precisar depender da experiência. Tem como principal filosofo René Descartes.

Baseado nas operações mentais para a explicação da realidade e na lógica para se chegar a conclusões, o racionalismo entende que só através da razão que se adquiri conhecimento. Sendo tudo que acontece em nosso cotidiano de causa racional e concreta. Acreditando que o raciocínio lógico e as idéias inatas, baseadas na razão, são fontes para o desenvolvimento humano.

O conhecimento racional se desenvolve através de constatações pela razão, sendo ela a verdadeira fonte de conhecimento. Então um exemplo simples de conhecimento racional seria a matemática.

            2.3 Poema: O guardador de rebanhos

Na parte IX do poema o Guardador de rebanhos apresentada para discussão, podemos identificar que o autor discorreu o poema relatando sensações, cheiros e aparências para descrever o ambiente citado, e foi o resultado dessa experiência adquirida por meio da percepção humana através dos sentidos, que fez com que ocorresse o reconhecimento do local.

Esse conhecimento ocorreu através de experiências vivenciadas e observação, então seguindo por essa linha entende-se que o poema nos mostra um conhecimento considerado empirista.

Afinal segundo o empirismo, a percepção do mundo e a abstração da realidade feita pela mente humana é o que vai fazendo o homem adquirir a sabedoria. O poema nos deixa claro que a experiência foi adquirida via sensação e reflexão, e assim ter o conhecimento sobre aquilo que esta sendo dito.

  1. CONCLUSÃO

Pode-se concluir que o empirismo e o racionalismo são correntes opostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com