TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empirismo e Iluminismo

Por:   •  14/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  2.817 Visualizações

Página 1 de 3

Empirismo e Iluminismo

Empirismo:

Uma doutrina filosófica na qual o conhecimento se determina pela experiência. Ainda que o termo empirismo tenha sido concedido a um número extenso de posições filosóficas, a tradição prefere concordar que os pensadores que apontam ser o conhecimento derivado da experiência, dos sentidos e da sensação são empiristas.

O espírito humano é vazio e uma ‘’tabua lisa’’. Locke foi o criador moderno que afirma que a psique era um papel em branco e que tudo era experiência, assim não existindo conhecimento inato. Nossas ideias vêm de percepções sensoriais, ou seja, sem a experiência de algo não existe ideia disto.

Mill e Hume seguem o mesmo caminho que Locke, afirmando de que as leis básicas do pensamento são resultados de experiência.

Iluminismo:

O Iluminismo foi um período em que a ciência, a razão e a experiência estavam sendo mais valorizados e iluministas, pensadores e cientista criticavam as autoridades tradicionais, principalmente os regimes absolutistas que naquela época haviam aos montes da Europa. Além disso, tinham muitas ideias relacionado a burguesia e a maneira como a sociedade se organizava, de forma geral houveram muitos pensadores importantes no Iluminismo, como John Locke que é considerado o ‘’pai’’ do liberalismo poético, ele defendia que o estado de natureza nas quais os homens nascem com direitos alienáveis que são a vida, a propriedade, a liberdade, etc. O governador tem que garantir esses direitos e quando ele não garante, a população tem que tirar ele do poder. Tiveram pensadores iluministas, como Voltarie que criticava as autoridades tradicionais e defendia as liberdades individuais. Montesquieu ficou muito famoso porque fez a divisão do poder em três: legislativo, judiciário e o executivo. Criticava o absolutismo e acreditando nessa divisão, porque é preciso frear o poder , então dessa forma s poderes não estariam desequilibrados e garantiria a harmonia de tudo.

Há muito tempo os pensadores dessa época queriam escrever um livro que possui todos os conhecimentos do mundo, assim surgiu a enciclopédia, o símbolo do Iluminismo. Foi um livro muito grande, cheio de volumes e escrito por vários pensadores. Escreveram desde botânica até sociologia, religião, filosofia, ou seja, praticamente todas as áreas do conhecimento estavam na Enciclopédia.

A igreja era contra a enciclopédia, pois tirava o monopólio da igreja sobre o conhecimento. Antes da enciclopédia todos os livros ficavam na igreja e o conhecimento era deles, sendo assim se alguém quisesse saber sobre algo perguntariam diretamente a igreja. A enciclopédia tratava a religião como sendo só mais um ramo da filosofia, oque desagradou muito a igreja que declarou a obra como um livro proibido, porém impediu de ser vendida e fazer um grande sucesso na Europa, o livro foi idealizado pelo Dedirot.

Outro pensador iluminista dos homens não é natural e sim feito das condições históricas e que o homem é essencialmente bom, mas que a sociedade o corrompe, defendia também o contrato social nas quais os homens devem se associar para fazer valer a vontade de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com