TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO FILOSOFICO. Contribuições Filosóficas.

Exames: O MUNDO FILOSOFICO. Contribuições Filosóficas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

Platão e Aristóteles, foram dois grandes filósofos gregos, cujas suas ideias contribuíram para o desenvolvimento da ciência hoje. Aristóteles foi o maior discípulo de Platão, que por sua vez era discípulo de Sócrates, considerado por muitos, o pai da filosofia grega.

Platão foi um grande defensor do Inatismo. Aonde nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que conhecemos antes de nascer, e passamos a ter as ideias assimiladas em nossas mentes.,

Quando chegamos ao mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as ideias formuladas em nossas mentes, mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as ideias já conhecidas através do mundo inteligível.

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Porem crença e opinião devem ser descartadas da filosofia, por não serem concretas, já as duas ultimas são as formas de fazer filosofia. inclusive a admiração, esta que levaria a duvida, segundo ele, e Aristóteles compartilhava da mesma ideia.

"A admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem a filosofia." — Platão, Teeteto.

"Os homens começam e sempre começaram a filosofar movidos pela admiração."

— Aristóteles, Metafísica,

Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo. no qual as ideias são adquiridas através de experiência. O Empirismo não era concreto em sua época. muitos defendem que Aristóteles foi um dos criadores das principais ideias do Empirismo, já alguns filósofos pensam que ele foi apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias eram adquiridas, através da observação de objetos, para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados. A justiça é elemento central no estudo do Direito , daí a necessidade de um entendimento claro do termo justiça , sua relação com o Direito e a importância de se estudar suas bases filosóficas , especialmente no pensamento de Aristóteles e Platão, que possuíam uma visão ampla sobre o que é o direito.

A justiça é considerada por Aristóteles a virtude ética mais importante , pois é a única que se relaciona com o próximo e com o bem do próximo . A justiça é a disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo , a desejar o que é justo e a agir justamente , e injustiça é a disposição que leva as pessoas a agir injustamente e a desejar o que é injusto . Esse é o conceito de justiça e injustiça segundo a opinião geral , o qual Aristóteles adota como base de seu pensamento . A felicidade , como bem maior que todos os outros e fim destes , é o critério usado para definir um ato como justo , este ato precisa buscar a felicidade ou um de seus elementos para a sociedade política .

“Pelos atos que praticamos em nossas relações com as outras pessoas, tornamo-nos justos ou injustos; pelo que fazemos em situações perigosas e pelo hábito de sentir medo ou de sentir confiança, tornamo-nos corajosos ou covardes. O mesmo vale para os desejos e a ira: alguns homens se tornam temperantes e amáveis, outros intemperantes e irascíveis, portando-se de um ou de outro modo nas mesmas circunstâncias” (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, p41).

O filosofo afirma que existem duas formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com