TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Segundo A Monsato

Monografias: O Mundo Segundo A Monsato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

MONIQUE ROBIN, Marie . O Mundo Segundo a Monsanto. Documentário. Direção Marie Monique Robin.2008.

“O Mundo Segundo a Monsanto” é um documentário que conta as arbitrariedades cometidas por uma das maiores empresas de produtos agrícolas nos últimos anos no mundo. Ela diz que seu objetivo é ajudar agricultores a produzirem alimentos mais saudáveis e a reduzir os riscos que essas atividades possam causar no meio ambiente. O que poucos sabem é quem nem sempre foi assim, durante o secúlo XX foi umas das maiores indústrias químicas, criadora de produtos como agente laranja, aspartame, hormônio de crescimento bovino, PCBs óleos para refrigeração e lubrificação de equipamentos elétricos, que foram durante 50 anos o lider de faturamento da Monsanto.

A cidade de Anniston no Alabama foi a primeira vitíma da empresa Monsanto, no inicío os moradores acreditavam, que a presença da empresa na cidade lhes trariam algum beneficio, ledo engano, com a exposição constante ao PCBs que era despejado ilegamente no riacho da cidade os peixes, água, ar, terrenos e casas e as pessoas foram contaminados, diante disso os moradores da cidade desenvolveram vários tipos de doenças diabetes, câncer e doenças hepaticas, uma organização de Washington decidiu investigar o porque do aumento no número de mortes e doenças graves na cidade, foram feitos testes que apontaram que o PCBs despejado era tóxico, foi quando o governo suspendeu a fabricação do produto.

Muitos cientistas fizeram artigos sobre os maleficios causados pelos PCBs, a população da cidade de Anniston, possuem os niveis mais altos de PCBs na corrente sanguinea do que o restante da população mundial.

Em 1970 o mundo presenciou a descoberta dos organismos geneticamente modificados (OGMs) ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. Aproveitando o momento a Monsanto desenvolveu espécies de transgênicos imunes ao herbicida Roundup, para muitos agricultores seria o fima do problema de infestação de pragas pois o herbicida só mata os insetos e não a planta.

Aparentemente o Roundup, deveria ser um perigo para as pragas, mas alguns agricultores estão sofrendo efeitos colaterais devido a exposição constante do produto. A frase usada pela Monsato sobre o Roundup “Esse é o Roundup, o primeiro herbicida biodegradavél, destroi as ervas daninhas desde a raiz mas deixo o solo e o osso do Rex livres de poluição. Roundup o assasino de ervas daninhas”. Devido a essa frase a empresa foi processada por propaganda enganosa por duas vezes.

Além dos efeitos causados pela contaminação, muitas informações ficaram sem explicação, sabemos que todos os produtos químicos devem passar por testes feitos pelas agências que regulam a utilização desses produtos, a questão, é se todos os produtos criados pela empresa Monsanto passarão por esses testes.

No documentário há provas de que os testes realizados foram manipulados pela Monsanto e pelo governo americana, pessoas que lucrariam com a liberação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com