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O OBJECTO DA ÉTICA

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Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

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ÉTICA

CAPÍTULO I – OBJETO DA ÉTICA

1. Problemas morais e problemas éticos

Existem alguns tipos de problemas os quais podem afetar de um indivíduo até uma nação inteira, problemas os quais a incumbência fica voltada a algumas pessoas, em sua função de fazer ou deixar de fazer algo de modo imparcial, sendo apenas regidos pelas normas da moral.

O comportamento prático-moral muda de época para época e de uma sociedade para outra. Com o passar do tempo, esse comportamento veio adquirindo a qualidade de teoria moral, sendo assim objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.

Esses problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, com a ajuda de uma norma estes são reconhecidos como bons ou moralmente valiosos. Na ética não há uma norma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral, a ética investiga o conteúdo do bom e não o que cada indivíduo deve fazer, mas o significado de bom, muda de teoria para teoria, sendo às vezes a felicidade, o prazer, o útil, o poder, etc.

Juntamente com esse problema central, colocam-se também outros problemas éticos fundamentais, tais como o de definir a essência do comportamento moral e a diferença de outras formas de comportamento humano, esse problema nos leva a outro, o da responsabilidade. Se fala em comportamento moral quando osujeito é responsável pelos seus atos.

Os problemas éticos teóricos e práticos, no terreno moral se diferenciam, mas as soluções dos primeiros influem na colocação da solução dos segundos devendo haver uma reflexão para que a teoria especule de modo efetivo o comportamento do homem.

Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. A ética rejeita o comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente válido.

Devido aos excessos normativistas das éticas tradicionais, nos últimos tempos procurou-se limitar o domínio da ética aos problemas da linguagem e do raciocínio moral, renunciando-se a abordar questões com a definição do bom, a essência da moral, o fundamento da consciência moral, etc. Colimando o comportamento humano como compreensão racional de um aspecto real.

2. O campo da ética

Certamente, o estudo de muitas éticas tradicionais parte da idéia de que a missão do teórico neste campo é dizer aos homens o que devem fazer, como fazer, lhes ditando as normas ou princípios pelos quais devem pautar seu comportamento. O ético transforma-se assim, numa espécie de legislador do comportamento moral do indivíduo ou da comunidade.

Mas a função fundamental da ética é a mesma de toda as demais teorias: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada circunstância, elaborando conceitos correspondentes.

Formular normas e princípios universais de moral,desconsiderando a experiência e formação histórica, afasta a teoria ética da realidade que ela deveria

3. Definição da ética

Como os problemas teóricos morais nao se confundem com os práticos, também não se pode confundir ética com moral. A ética não cria a moral. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e partindo delas procura encontrar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A definição indica o caráter científico desta disciplina, ou seja, corresponde à necessidade de uma abordagem científica dos problemas morais.

A ética é a ciência da moral, sendo a ética objeto da moral, podendo dizer que exista ética científica não atribuindo a mesma qualificação à moral. Não existe uma moral científica, no entanto, há uma moral compatível com os conhecimentos científicos sobre o homem e a sociedade. Este ponto em que a ética serve para fundamentar a moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. A moral não é ciência, mas objeto da ciência. A ética não é a moral não podendo ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições, a sua missão é explicar a moral.

4. Ética e Filosofia

Na negação de qualquer relação entre a ética e a ciência sequer basear a atribuição exclusiva da primeira à filosófica. A ética é então apresentada como uma parte de uma filosófica especulativa, isto é, constituída sem levar em conta a ciência e a vida real. Esta ética filosófica preocupa-se mais em buscar concordância com princípios filosóficos universais do que com a realidade moral no seu desenvolvimento histórico e real.

Desta maneira, a ética tende a estudar um tipo de fenômeno que se verifica realmente na vida do homem como ser social e constituem o que chamamos de mundo moral, ao mesmo tempo, procura estudá-los não os deduzindo de princípios absolutos ou apriorísticos, mas afundando suas raízes na própria existência histórica e social do homem.

A ética nunca pode deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem que nos dá uma visão total deste como ser social, histórico e criador.

5. A Ética e outras ciências

Os atos morais sempre apresentam um aspecto subjetivo, interno, psíquico, constituído de motivos, impulsos, atividade da consciência, etc.; neste aspecto psíquico, subjetivo, inclui-se também a atividade subconsciente. Sendo a atividade moral sempre vivida interna ou intimamente pelo sujeito em um processo subjetivo para cuja elucidação contribui a psicologia.

A ética apresenta também relação com as ciências que estudam as leis que regem o desenvolvimento e a estrutura das sociedades humanas, entre estas estão a antropologia social e a sociologia. Nelas estuda-se o homem como ser social em determinadas relações. Como ser social, o modo de comportamento do

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