TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

  1. Qual é umas das principais tarefas do estudioso da política?

Segundo Aristóteles existem muitas constituições diferentes e a principal tarefa de um estudioso é descrevê-las e classificá-las.

  1. Qual é classificação das formas de governo?

Para Aristóteles são classificadas seis formas de governo: aquele que é um só para todos (realeza), de alguns para todos (aristocracia) e de todos para todos (regime constitucional). Os outros três modos (tirania, oligarquia e democracia) são degenerações dos anteriores, ou seja, não governam em vista do bem comum.

  1. Qual é a ordem hierárquica das formas de governo?

O critério hierárquico é o seguinte: a forma pior é a degeneração da forma melhor, de modo que as degenerações das formas que seguem a melhor são cada vez menos graves. Com base nesse critério, a ordem hierárquica das seis formas é a seguinte: monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia e tirania.

  1. Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?

Diferentemente de Platão, Aristóteles classifica como formas boas de governo aquelas que buscam sobretudo o interesse comum e a formas más aquelas que buscam satisfazer interesses próprios.

  1. Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles?

O poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo e do governante sobre o governado.

  1. Quais são os tipos de monarquia?

A monarquia é subdividida em: Monarquia dos tempos heroicos;  Monarquia de Esparta; Monarquia dos chefes supremos eleitos; Monarquia dos povos bárbaros e despotismo oriental.

  1. Quais são as características da monarquia despótica e em que difere em relação à tirania?

Na monarquia despótica o poder é exercido tiranicamente mas é aceito por todos, ou seja, os povos sujeitos a esse tipo de poder o aceitam sem dificuldade ou resistência porque são naturalmente servis como os bárbaros e asiáticos. Diferentemente a tirania se caracteriza por não ser um poder legitimo. Na tirania o poder não é aceito e sim imposto.

  1. Quais são as características da Politia?

É um regime em que a união dos ricos e pobres deveria remediar a causa mais importante de tensão em todas as soceiedades – a luta dos que não possuem contra os proprietários. É uma mistura de oligarquia com a democracia.

  1. Quais são os procedimentos enunciados por Aristóteles para conciliar oligarquia de democracia?

O principio que norteia essa conciliação é o da mediação e engloba três procedimentos: a) conciliando procedimentos que seriam incompatíveis; b) adotando-se um ``meio termo`` entre as disposições extremas dos dois regimes; c) recolhendo-se o melhor dos dois sistemas legislativos.

10- Qual é a opinião de Aristóteles em relação à classe média?

Aristóteles acredita que a cidade em que a classe media é mais numerosa pode ser melhor governada por ser a mais distante do perigo das revoluções. Onde a classe média é numerosa raramente ocorrem conspirações e revoltas entre os cidadãos. Em matéria de riqueza, o meio termo é a melhor das condições, porque nela é mais fácil obedecer à razão.

DANILO DA COSTA RODRIGUES – MATRICULA: 1910010000007

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

FACULDADE PROCESSUS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com