TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Distingue A Atitude Filosófica Da Atitude Do Senso Comum?

Dissertações: O Que Distingue A Atitude Filosófica Da Atitude Do Senso Comum?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  2.659 Visualizações

Página 1 de 2

A atitude filosófica é possuir um olhar crítico sobre a realidade, questionar o inquestionável, e trazer à reflexão o que já foi estabelecido no senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se acumula no decorrer dos tempos, atravessando gerações, perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo.

Justificativa: Em resumo; Atitude filosófica nada mais é que buscar sempre mais conhecimento de tudo e o senso comum é aceitar com as coisas, as regras, as atitudes e tudo na vida como lhe é passado, sem questionar e refletir sobre nada.

Ao refletir a realidade, pelo que procura o filósofo?

Resposta: Liberdade para pensar, liberdade para filosofar, não no senso comum, mais sim na reflexão, ter uma visão mais crítica, poder questionar e ter liberdade de expressão, sem que sofra as punições do mundo atual.

Qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, como uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Resposta: Foi a necessidade de obterem respostas clara das questões do cotidiano humano, como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc.. A filosofia nasce com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal. Em outras palavras, a admiração e o espanto com a realidade e a insatisfação com explicações míticas e tradicionais, levaram à indagação e a busca do saber, do conhecimento. Conhecimento este, acessível a todos por meio da razão e do pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com