TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relativismo de Protágoras- Prof Enrique Porta

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

O RELATIVISMO DE PROTÁGORAS

TEXTOS-REFERÊNCIA
-Sócrates: definição dos conceitos universais; o método da "maiêutica"; e a "psyché" (apostila de Enrique Porta )
-REALE, G./ANTISERI, D. História da Filosofia (vol. I), São Paulo: PAULUS, 1990, 76-78 ("Protágoras e o método da antilogia")

Questionário:


1)- No texto-referência de REALE, Protágoras, propõe a ideia do relativismo natural e moral. A seguir, comente o famoso enunciado do filósofo sofista: “o homem é a medida de todas as coisas”. Justifique em que termos caberia falarmos de um “relativismo natural” e de um “relativismo moral”, segundo o texto mencionado.

     Para Protágoras, expressar a ideia do “homem como medida de todas as coisas” significa que o único critério para se definir o ser ou o não-ser, o verdadeiro ou falso, é somente o homem, e principalmente o individualismo do homem. Não existe um critério absoluto para a verdade, ou seja, todos estão com a verdade (a sua verdade), o que atualmente se cabe em diversas situações.

   O relativismo natural e moral de Protágoras se expressa em todos os termos pelos

 quais é possível dizer e contradizer, um exemplo citado no texto : “O vento que está           soprando é frio ou quente? Para quem está com frio, é frio; para quem não está, não

 é”.    Podemos fazer uso da ideia de Protágoras em tudo! –“ em torno de cada coisa há dois raciocínios que se contrapõem”
 
 2)-Sócrates, segundo os muitos “diálogos” de Platão, combaterá o relativismo sofis-ta.  Em que sentido a palavra grega "psyché", na apostila sobre Sócrates, contradis- se o "relativismo" de Protágoras?

 

  Sócrates se concentrou no homem de forma diferente, para ele, o homem é a sua “psyché”. Isto significa que o homem precisa se preocupar com a sua razão e a sua ética, conhecendo a si mesmo e utilizando bases e fundamentos para conhecer a sua verdade. Por «psyché» ou «alma» deve se entender “a nossa razão (a sede do logos) e a sede de nossa atividade pensante e de nossa ética operante” (ou ética prática).


3)- Se tivesse que destacar exemplos do relativismo sofista de Protágoras associados a nossos dias (política, cultura, ciência, relações afetivas ...), quais seriam? Em que termos o homem ou a mulher, ao desempenhar o papel de deputado ou prefeito poderia agir no congresso apenas sustentando-se na ética das virtudes de Sócrates ou no relativismo de Protágoras?

  Exemplos:

- Cultura :Em países árabes, a mão direita é usada para comer, dar e receber objetos e a esquerda, para a higiene pessoal, e é considerada uma falta grave utilizar a mão esquerda para tomar alimentos. Para nós brasileiros é uma situação indiferente.

- Relações afetivas : O caso dos casais homossexuais e heterossexuais por exemplo, são verdades distintas para cada grupo.

     Suponhamos que os deputados e prefeitos legalizassem o aborto, não levando em conta que Cristãos não concordam com esta decisão ; O comportamento do homem dispõe, neste caso, do uso da razão (Sócrates) .

Se os deputados e prefeitos permitem que cada cidadão frequente as organizações religiosas de acordo com a sua verdade individual, fica visível o relativismo de Protágoras.
   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com