TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senso Comum

Exames: O Senso Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

De acordo com o estudo do texto de Marilena Chauí, atenda as questões a seguir.

1. Quais as principais características dos saberes do senso comum? Dessas características escolha três e explique-as.

Resposta: Empírico, acrítico, assistemático, ametódico, ilusório, coletivo, subjetivo, artificial, particular, prático e utilitário.

Subjetivo:

O senso comum é subjetivo quando cada indivíduo vê o mundo da sua forma, com as suas opiniões e percepções sendo elas individualmente ou em grupo, dependendo de como o indivíduo vê, sente, pensa à respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas.

Empírico:

É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É caracterizada pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos. O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância. O fato é que se sabe e pronto, não precisa ter um motivo de ser.

Ilusório:

Não há a preocupação de procurar erros, esta característica é um conhecimento que se contenta com as aparências, formando por isso, uma representação ilusória, e falsa, fora da realidade.

2. Qual a principal característica do conhecimento científico em oposição ao senso comum? Dessas características escolha três e explique-as.

Resposta: O senso comum é o conhecimento adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os indivíduos da comunidade. E o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos.

Objetividade:

No sentido de que a ciência tenta afastar do seu domínio todo o elemento afetivo e subjetivo, deseja ser plenamente independente dos gostos e das tendências pessoais do sujeito que a elabora.

Racionalidade:

A racionalização pode ser definida como um esforço do que é real; partindo de dados empíricos, onde um cientista esforça-se para estudar todo o domínio dos fatos que conhece num sistema racional, no qual de poucos princípios simples e universais possam deduzir as leis experimentais mais particulares etc.

Autonomia:

Ela poderá constituir uma norma e diretrizes, ou seja, os autonomistas, de modo geral, propõem a autogestão e a colaboração em rede entre todos os que se dispõem a estabelecer novos modelos sociais, de modo a que a sociedade no futuro possa superar os modelos historicamente mais autoritários.

3. Explique porque em nossa sociedade, segundo o texto estudado, ciência tende a ser tomada como magia. Qual equívoco dessa visão?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com