TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Filosofia

Dissertações: O Surgimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

O Surgimento da Filosofia

O nome filosofia aparece, pela primeira vez, no mundo do Ocidente, na Grécia da Antiguidade, nas obras de Platão e Aristóteles. O termo filosofia para Platão corresponde ao saber, ao conhecimento fundador do amor e da amizade. Já para Aristóteles, o termo filosofia envolve a observação, reflexão, comparação sobre uma realidade do mundo. Ambos situam a filosofia no campo do conhecimento especulativo, reflexivo. Filosofia deriva de duas outras, ambas gregas, philia significa amizade e sophia traz a ideia de sabedoria. Em síntese filosofia significa amor e amizade à sabedoria.

A filosofia envolve sentimentos de amizade, de amor, de paciência, de coragem, na busca da verdade. Muito mais do que paixão pela verdade, a filosofia assume comportamento critico diante do objeto, com o fim de alcançar ideia universal. Trata-se de modo de pensar contínuo, reflexivo, dialético, que nunca acaba. Sua preocupação é a busca incessante da verdade em sentido universal.

A filosofia ocupa-se da verdade sob ângulo universal, a ciência, ao contrário, busca sempre o particular porém, ambas requerem atitude de investigação reflexiva, crítica. Buscam o conhecimento mediante conceitos fundados na experiência, segundo um plano de investigação. O somatório de experiências vividas pelo Homem em sua trajetória material, espiritual e particular, representa o que chamamos de conhecimento comum ou vulgar.

A filosofia, diferentemente da ciência, não se funda na experiência sensível. A ciência resulta do conhecimento empírico, atinge-se pelos sentidos. A filosofia se mostra pela representação do imaginário. EX: A ideia de Justiça, Direito e da Verdade, as três categorias empregadas na filosofia são abstratas. A filosofia representa a visão geral do mundo, nela incluindo religião, a mística e a metafísica.

Filosofia Pré-Socrática

Filosofia pré-socrática ao conjunto de obras de pensadores que viveram no solo da Grécia entre os anos de 585 a.C. 52 d.C. Esses pensadores não deixaram obras escritas para a posterioridade, apenas, fragmentos de textos. Não é correto afirmar que a filosofia pré-socrática tenha um pensamento homogêneo, mas sim um mosaico de diferentes ideias. Seguem algumas das principais preocupações dos pré-socráticos:

- o fogo como transformação continua da natureza;

- a concepção de Deus como ente divino e único;

- a indagação sobre amor e o ódio;

- a ideia de moral.

O tempo que compreende o pensamento Pré-socrático pode ser divido em três períodos. O chamado Período Verde, de 585 a.C até 400 a.C. As escolas de Platão e Aristóteles, dos epicuristas, dos estoicos e dos céticos, que chegou até 100 a.C. Já o terceiro vai até 52 d.C.

A filosofia pré-socrática não apresenta certa acomodação metodológica, pois jamais se sucedeu de forma linear. A filosofia teve berço na cidade-Estado de Mileto. Mileto não possuía víncilo com Atenas. Esse povo, no entanto desenvolvia o comércio e a agricultura com relativa prosperidade.

Filósofos pré-socráticos

Tales de Mileto tinha verdadeira obstinação por indagações sobre o universo, os planetas, os fenômenos físicos da Terra. Para cada resposta que encontrava às sias inquietações, outras sucediam de igual profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com