TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais fatores históricos contribuíram para o surgimento da filosofia?

Tese: Quais fatores históricos contribuíram para o surgimento da filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.633 Visualizações

Página 1 de 2

Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique detalhadamente o que levou naquela época a sociedade a um simultâneo processo de secularização e relativismo?

BLOCO 2

O problema do “Conhecer”

O problema do conhecimento pode ser definido pela pergunta: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?” Quais os aspectos decisivos desse problema, aquilo que chamávamos de variáveis significativas? Por que é tão importante para os filósofos encontrar uma resposta para essa questão?

O problema do “Ser”

Abordando o “Problema do Conhecimento”, alguns filósofos, especialmente os chamados pré-socráticos, suspeitaram que a solucão poderia ser encontrada investigando antes de tudo as coisas, “O problema do Ser”, ou seja, “o que propriamente são as coisas?” Por responder isso, suspeitaram que deveriam encontrar um princípio fundamental, ao qual tudo o que existe estaria submetido. Na tentativa de responder a esta pergunta, foram criadas duas hipóteses: Monismo (Parmênides) e Mobilismo (Heráclito).

Explique detalhadamente, com as suas palavras, como o Monismo e o Mobilismo tentaram resolver a questão. Que tipo de princípio cada um deles defendeu e porquê. Explique ainda que tipo de dificuldade cada uma das propostas teve de enfrentar.

BLOCO 3

Platão

Que tipo de justificativa os dois grupos de Sofistas davam ao problema do “Conhecer”? Por que Platão discordava disso?

Como Platão aborda o “Problema do Ser”? Ou seja, qual seria, de acordo com sua visão, o modo correto de se interpretar as coisas que observamos aqui? Por exemplo, uma maçã? Que argumento leva Platão a considerar o “Mundo das Ideias” como solução para o “Problema do Ser”?

Considerando a distinção entre “sombra” e “formas ideais”, explique detalhadamente de que maneira Platão acreditava que as coisas pudessem ser verdadeiramente conhecidas. Ou seja, como ele responde à pergunta do Conhecimento: “Como podemos conhecer as coisas verdadeiramente?

Aristóteles

Que limitações ele aponta nas soluções de Platão? Que argumento leva Aristóteles a considerar que as coisas como substância?

Como Aristóteles aborda o “Problema do Ser”? Ou seja, qual seria, de acordo com sua visão, o modo correto de se interpretar as coisas que observamos aqui? Por exemplo, uma maçã?

Considerando a distinção entre “matéria” e “forma”, explique detalhadamente de que maneira Aristóteles acreditava que as coisas pudessem ser verdadeiramente conhecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com