TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ultimo Fardo Do Homem Branco

Exames: O Ultimo Fardo Do Homem Branco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 6

Tópicos:

• Construto de 1° grau

• Construto de 2° grau

• Etnocentrismo e relativismo cultural

• Interação social

• Tipos de interação social

• Conhecimentos/Cultura/Senso comum/ Ciência/Religião

• Analise do filme: O Ultimo Fardo do Homem Branco (ESCOLARIZANDO O MUNDO)

Construto de 1°e 2° grau

Construto designa em ciência um conceito teórico não observável. Exemplos de construtos são: personalidade, amor, medo. Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.

Etnocentrismo e relativismo cultural

Visão etnocêntrica: Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

No filme: O século XIX caracterizou-se pela missão civilizadora do “Homem Branco” sobre as populações não brancas submetidas aos impérios coloniais. “O fardo do homem branco” tinha como base as teorias raciais que emergiam no campo científico europeu e norte-americano na segunda metade do século XIX e início do século XX. Em linhas gerais, estas teorias apoiavam-se em três critérios de diferenciação: o clima, a cultura e a raça. Desta forma, tudo que era diferente ao clima, a cultura e a raça europeia necessitava ser civilizado sem respeitar ao menos a cultura daquele povo, impondo um novo regime, um novo sistema forçado de se viver, ignorando a educação ocidental e seus costumes.

Relativismo cultural: é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.

No filme: Podemos observar que os pais ensinavam os filhos os ensinamentos do Buda, da religião, valores e princípios, trabalhos do campo e monocultura.E com a civilização americana tudo isso foi perdido e transformado em sensação de primitivos,incapazes, e tudo que teriam vivido até o presente momento era errado.

Interação social e tipos de interação

Tipos de interação: INTERAÇÃO SOCIAL é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a INTERAÇÃO SOCIAL É A RELAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS.

Fenômeno cuidadosamente estudado pela psicologia social, originando um novo corpo de ciência que buscou descobrir e estudar as leis e as modalidades dos pequenos grupos, o que inclui dinâmica própria, sua origem e fases desenvolvimentais.

O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato fisico não é suficiente para que haja uma interação social.

Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensaveis à associação humana. Os individuos se socializam por meios dos contatos e da interação social; e a interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo e outro.

No filme: Interação Social: Em relação ao´progresso americano, muitas famílias viram suas crianças tiradas dentro de suas casas com o pressuposto de ter uma melhoria de vida, confundindo seu ensino e aprendizado durante esses anos. Modificando o comportamento de muitos jovens daquela região, deixando para trás o aprendizado da vida, de sua cultura e dos conhecimentos de seu próprio grupo, destruindo seu modo vida e exigindo modificações totais nos seres humanos.

Objetivo pelo qual os americanos sempre iam à busca de um só pensamento, uma só maneira de viver, querendo obter um único grupo, alienando pessoas. Tentando convencer eles de forma brutal que só eles tinham razão e só eles poderiam escolarizar suas crianças.

Análise do filme: O Ultimo Fardo do Homem Branco

"O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a 'escapar' para uma vida 'melhor'. Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza - tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo 'em desenvolvimento'. E questiona nossas definições de riqueza e pobreza - e de conhecimento e ignorância - quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agro ecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais. Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um 'diálogo profundo' entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio."

O documentário: "Escolarizando o Mundo: O Último Fardo do Homem Branco" trata de questões universais, como a própria formação da escola e o modelo imposto: "Se você quisesse mudar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com