TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аrquivo Sociologia – A divisão do trabalho social – Émile Durkheim

Resenha: Аrquivo Sociologia – A divisão do trabalho social – Émile Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

arquivo Sociologia – A divisão do trabalho social – Émile Durkheim

Introdução

Durkheim preconizou um modelo organizacional de sociedade, em que a mesma é encarada como um organismo vivo, um conjunto de elementos em que cada um é indispensável.

O sociólogo francês morreu em 1917, mas deixou uma contribuição fundamental para sociologia. O seu legado encontra em quatro obras:

• A divisão do trabalho social, (1893).

• As regras do método sociológico, (1895).

• O suicídio, (1897).

• As formas elementares da vida religiosa, (1912).“A divisão do trabalho social”

O interesse de Durkheim encontrava-se essencialmente nas mudanças que transformavam a sua sociedade contemporânea. Centrava-se ainda na solidariedade social e moral, ou seja, naquilo que une a sociedade e impede a sua queda. Para a solidariedade se manter é necessário que os indivíduos se integrem em grupos sociais e se sigam por um conjunto de valores comuns.

Para Durkheim, existe um conflito presente em todas as sociedades: O Indivíduo e Sociedade. Por um lado, o indivíduo pretende satisfazer todos os seus desejos e ambições e, por outro, a sociedade não o permite e obriga-o a seguir determinadas normas por ela impostas.

O que distingue a sociedade de um amontoado de indivíduos é a solidariedade, isto é, o conjunto de redes, direitos e deveres determinados pela moral de uma dada sociedade e que têm como principal função manter o equilíbrio e a coesão social.

Segundo Durkheim, existem dois tipos de sociedade diferentes em função do tipo de solidariedade presente, que pode ser mecânica ou orgânica.

Solidariedade mecânica

A sociedade baseada em solidariedade mecânica não possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência coletiva, ao mesmo tempo que uma grande determinação e uma autoridade coletiva absoluta. Atribui um valor supremo à sociedade e aos seus interesses como um todo (superior aos dos indivíduos). Verifica-se um número reduzido de indivíduos, que vivem no limiar da sobrevivência e com escassa tecnologia. Há também uma baixa densidade material e moral e as normas impostas neste tipo de sociedade são repressivas (violentas) e as sanções são punitivas. Este tipo de sociedade tem por base a indistinção e a indiferenciação dos indivíduos.

Solidariedade orgânica

A sociedade baseada em solidariedade orgânica possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência individual, uma preocupação com os interesses dos indivíduos. Atribui valor supremo à dignidade individual, à igualdade de oportunidades e à justiça social. Verifica-se um grande número de indivíduos, uma elevada densidade material e moral e a distinção entre os indivíduos faz-se de acordo com os diferentes papéis desempenhados. Neste tipo de sociedade, as normas não são repressivas e as sanções são do tipo restitutivo (restabelecem a ordem).

Enquanto que, por um lado, a sociedade baseada em solidariedade mecânica possa conduzir à não realização pessoal do indivíduo (devido à forte consciência coletiva), por outro, a sociedade baseada em solidariedade orgânica leva ao desaparecimento do coletivo e à fragmentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com