TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema do conhecimento

Artigo: O problema do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do Conhecimento

Os conteúdos aqui desenvolvidos sobre teoria do conhecimento são recortes pontuais de uma história de abordagens do problema do conhecimento. A Teoria do conhecimento, como o próprio nome sugere, é uma abordagem teórica sobre o conhecimento.

É necessário, porém, ter uma noção clara sobre esse aspecto “teórico” do saber, afinal, boa parte do que entendemos por conhecimento não é “teoria”, mas é habilidade, hábito, destreza. Exemplo emblemático é a habilidade de falar a língua portuguesa. Não é necessário conhecer a teoria da Língua Portuguesa (gramática) para falar português: basta estar em contato com o modo como os falantes da língua se comunicam. Mas de que serve então a gramática? Sua função não é ensinar a falar, tarefa que seria inútil, já que todos falam. A gramática ensina a estrutura histórica da fala, como ela foi se constituindo a partir da prática da comunicação e quais influências ela sofreu do contexto cultural, econômico e social do povo. Não se pode dizer que, em língua, a teoria cria a prática. Mas é certo que uma prática de comunicação vai elaborando, historicamente, uma gramática.

O exemplo acima é um caso típico que revela as diferenças, mas também a complementaridade entre prática e teoria, esta também chamada análise, termo bem familiar aos alunos de português que se debatem com as análises sintáticas. Muitas vezes a filosofia sofre graves distorções no âmbito escolar porque não se reflete bem sobre a especificidade do trabalho de análise. Para não se cometer injustiças com a disciplina, seria oportuno fazer as seguintes comparações: uma gramática é uma análise estrutural de uma língua; uma física é um mapa das estruturas matemáticas do universo; uma filosofia é uma geografia conceitual (Ryle) do pensamento, de suas leis, possibilidades e limites. A escola, aliás, é um grande centro de visitação e compreensão das teorias ou análises literárias, artísticas, científicas e filosóficas que constituem o conhecimento humano.

Conscientes dessa característica do ensino, sobretudo no nível médio, optamos por elaborar um material que permitisse duas coisas: em primeiro lugar um fôlego maior no texto explicativo. Essa estratégia tem, no entanto, um preço: limita bastante o número de filósofos abordados. O segundo ponto é a exposição de filósofos. Os conceitos filosóficos são produzidos historicamente. Eles são resultado do trabalho de filósofos que, em confronto e debate com seus pares, tecem e estruturam suas próprias redes conceituais e sistemas. É muito mais seguro, portanto, iniciar o estudo da teoria do conhecimento por aquilo que disseram Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, etc., do que se deter em temas gerais como Verdade, Ceticismo, Justificação, sem saber como os filósofos chegaram nesses conceitos.

O conteúdo O problema do conhecimento, trata da definição platônica do conhecimento. Platão é o primeiro filósofo a examinar sistematicamente o problema do conhecimento. Embora haja controvérsia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com