TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DA VERDADE

Seminário: OS CONCEITOS DA VERDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Seminário  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

 AS CONCEPÇÕES DA VERDADE.

- Há 3 teorias sobre a verdade:

I. Emunah (hebraica): AMEM; verdade por consenso e confiança reciproca, as pessoas adotam essa concepção sem perceber, e acreditam que é verdade aquilo que a maioria esta dizendo. Sujeito se guia pela maioria. A verdade é a espera daquilo que foi prometido, é uma crença fundada na esperança/confiança. (quando predomina a emunah, considera-se que a verdade depende de um acordo ou de um pacto de confiança entre os pesquisadores)

II. Veritas (latim): PRECISÃO; verdade era a correspondência entre o intelecto e a coisa, concepção de uma verdade por correspondência. Se você diz ou pensa algo que não condiz com o mundo você comete um erro e mente. Quando algo de fato condiz com a realidade. Verdade se refere ao relato e ao enunciado. (Quando predomina a veritas, considera-se que a verdade depende do rigor e da precisão na criação e no uso de regras de linguagem)

III. Aletheia (grego): NÃO-OCULTO; A verdade teria que ser descoberta, ir além das aparências, a verdade é a manifestação daquilo que é de fato. Conhecer é ver e dizer a verdade que esta na própria realidade. (quando predomina a aletheia, considera-se que a verdade está nas próprias coisas ou na própria realidade)

IV. ”quarta teoria”: Trata-se da teoria pragmática, para a qual um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, sendo verificado pela experimentação e pela experiência. A marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados.

Aletheia se refere ao que as coisas são; veritas se refere aos fatos que foram; emunah se refere às ações e as coisas que serão. A nossa concepção da verdade é uma síntese dessas três fontes e por isso se refere às coisas presentes (como na aletheia), aos fatos passados (como na veritas) e às coisas futuras (como na emunah). Também se refere à própria realidade (como na aletheia), à linguagem (como na veritas) e à confiança-esperança (como na emunah).

O que é a verdade? É a conformidade entre nosso pensamento e nosso juízo e as coisas pensadas ou formuladas. Qual a condição para o conhecimento verdadeiro? A evidência, isto é, a visão intelectual da essência de um ser. Para formular um juízo verdadeiro precisamos, portanto, primeiro conhecer a essência, e a conhecemos ou por intuição, ou por dedução, ou por indução.

A verdade exige que nos libertemos das aparências das coisas; exige, portanto, que nos libertemos das opiniões estabelecidas e das ilusões de nossos órgãos dos sentidos. Em outras palavras, a verdade sendo o conhecimento da essência real e profunda dos seres é sempre universal e necessária, enquanto as opiniões variam de lugar para lugar, de época para época, de sociedade para sociedade, de pessoa para pessoa. Essa variabilidade e inconstância das opiniões provam que a essência dos seres não está conhecida e, por isso, se nos mantivermos no plano das opiniões, nunca alcançaremos a verdade.

Objetivas:

1- sobre Maquiavel: a certa era a que falava sobre como chegar ao poder e manter-se ALTERNATIVA D

2 - sobre Ideologia: a certa é conjunto de ideias ALTERNATIVA A

3 - sobre o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com