TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Socioculturais

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Engenharia Civil

Professor: Tade Ane de Amorim

Nome do estudante:

Data: 19/09/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A unidade de aprendizagem Estudos Socioculturais tem como objetivo desenvolver, dentre outras, as habilidades de refletir criticamente, identificar e relacionar situações e variáveis, buscar e criticar informações e Interpretar linguagens diversas.

Você teve oportunidade de estudar, no decorrer dessa unidade de aprendizagem que a cultura é um dos fatores que condiciona nossa personalidade. E podemos perceber isso, observando o processo de educação e socialização dos primeiros meses de vida, na infância de forma mais forte, como também no decorrer de toda nossa vida. O processo de formação do nosso self e de dominação dos nossos desejos mais instintivos é chamado socialização. Por meio da socialização, vamos aprendendo a viver em sociedade, assimilando, construindo valores, normas, etc. e, assim, nos tornamos membros de uma sociedade. É dessa forma que a cultura fornece a imagem de quem somos.

Essa atividade de avaliação a distância possui o intuito de aprofundar o entendimento de constituição do self e consistirá em elaborar uma análise inspirada, sobretudo, no conceito de cultura, voltada às vivências e às experiências infantis na contemporaneidade.

1º PASSO:

Para sua elaboração, você deverá ler atentamente o texto e as informações a seguir para desenvolver as três etapas da atividade.

a) A primeira parte consiste em observar, registrar e sistematizar as culturas infantis da contemporaneidade, a partir de coleta de dados.

Observem atentamente as imagens a seguir:

Figura 1http://www.jeongmeeyoon.com/

Essas fotografias foram produzidas pela artista e fotógrafa coreana JeongMee Yoon, inspirada por sua filha de cinco anos de idade que reivindicava “tudo rosa”. Yoon em seu levantamento sobre o tema percebeu que tal fenômeno de escolha da cor é realmente comum em crianças tanto na Coréia quanto nos Estado Unidos, onde mora, inclusive entre grupos de diferentes etnias e backgrounds culturais - mesmo que haja interferências dos pais. Ela reforça a possibilidade de que tudo seria resultado da influência das marcas nas pessoas (conscientemente ou não) e do poder persuasivo da propaganda de artigos infantis, como a famosa boneca Barbie ou a gatinha Hello Kitty - personagens que remetem a algo doce e superfeminino, assim como o azul serviria para simbolizar a masculinidade, desde a mais tenra infância. A partir daí ela selecionou aleatoriamente uma série de crianças coreanas e americanas de diferentes idades para serem fotografadas em seus quartos, em meio a roupas, objetos e acessórios, e não se surpreendeu ao ver que quase a totalidade do ambiente era, repetidamente, tomada por uma ou outra cor. Ela dispôs as peças menores na frente e as maiores atrás, o que deu um efeito de profundidade às imagens, de maneira que as crianças se misturam tanto no meio das peças que parecem apenas mais um boneco em meio a seus pertences.

Pois bem, a atividade de aprendizagem propõe que você, inspirados na obra de Yoon, realizem um exercício de estranhamento sobre culturas infantis.

Munidos de uma máquina fotográfica, saia às ruas, às lojas, aos ambientes frequentados por crianças: escolas, parques ou clubes, e registrem o que observam, na forma escrita, ou por meio de imagens fotográficas. Neste exercício você pode contrapor ou endossar aquilo que a artista produziu em sua obra, o importante é que atentem para as culturas infantis. Para a realização desta etapa é importante que:

- Sejam solicitadas autorizações prévias sobre o uso da imagem junto aos responsáveis das crianças ou do estabelecimento/espaço.

- A escrita contemple as condições de realização da atividade, pontuando dificuldades, interferências e desafios.

- Justifique as escolhas realizadas. Esta decisão caberá à você (se será fotografado um ou mais lugares, de que se trata, quais situações foram privilegiadas e por quais motivos, etc.).

- Neste momento a postura adotada deve ser a de distanciamento e estranhamento da realidade.

b) Seleção dos dados

A segunda consiste na seleção dos dados capturados. Nessa etapa você fará uma seleção das imagens capturadas. Procure selecionar imagens que ressaltem hábitos, práticas sociais, valores, leituras de mundo, códigos sociais e elementos de diferenciação e reconhecimento de pares que tenham sido identificados nas culturas infantis observadas. Do material selecionado, escolham três ou quatro imagens que tenham despertado a sua curiosidade. Será a partir dessas imagens que você produzirá o texto.

c) A última etapa, tendo em vista as etapas anteriores, corresponde ao desenvolvimento de uma análise, a partir de temáticas propostas, seguindo o formato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com