TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os primeiros filósofos

Seminário: Os primeiros filósofos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

No entanto, quando falamos em democracia ateniense, é bom lembrar que a maior parte da população se achava excluída do processo político, tais como os escravos e os estrangeiros (metecos), mesmo que estes fossem prósperos comerciantes.

Aliás, quanto mais se desenvolvia a ideia de cida dania, com a consolidação da democracia, a escra vidão representava ainda mais um contraponto indispensável, já que ao escravo eram reservadas as tarefas dos trabalhos manuais e das atividades diá rias de so brevivência.

É difícil fazer o cálculo demográfico de Atenas, mas no decorrer do século V a.C. a população variou entre meio milhão a 250 mil habitantes, dos quais a maioria era constituída por escravos. Excluídos os estrangeiros, as mulheres e as crianças, restavam apenas entre 10 a 14% de cidadãos propriamente ditos capacitados para participar das discussões na ágora e decidir por todos.

Apesar disso, o que vale enfatizar é a mutação do ideal político e uma concepção inovadora de poder, a democracia. O hábito da discussão pública, na ágora, estimulava o pensamento racional, argumen tativo, mais distanciado das tradições míticas.

S Os primeiros filósofos

A grande aventura intelectual dos gregos não começou propriamente na Grécia continental, mas nas colônias da Jônia e da Magna Grécia, onde flo rescia o comércio. Os primeiros filósofos viveram por volta dos séculos VII eVI a.C. e, mais tarde, foram clas sificados como pré-socráticos, quando a divisão da filosofia grega centralizou-se na figura de Sócrates.

Assembleia. Em grego se diz agorá, local de reunião para decidir assuntos comuns. Designa também a praça principal das póleis, local onde se instalava o mercado.

onascimento da filosofia CapItulo 3

Os escritos dos filósofos pré-socráticos desa pareceram com o tempo. e só nos restam alguns fragmentos ou referências de filósofos posterio res. Sabemos que geralmente escreviam em prosa. abandonando a forma poética característica das epopeias. dos relatos míticos.

Períodos da filosofia grega Pré-socrático (séc. VII e VI a.c.). Os primeiros filó sofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensa mento mítico. Sócrático ou clássico (séc. V e IV a.c.). Ênfase nas questões antropológicas e maior sistematização do pensamento. Desse período fazem parte os sofistas, o próprio Sócrates, seu discípulo Platão e Aristóteles, discípulo de Platão. Pós-socrático (séc.1 e I a.c.). Durante o helenismo, preponderou o interesse pela física e pela ética. Surgiram as correntes filosóficas do estoicismo (Zenão de Cítio). do hedonismo (Epicuro) e do ceti cismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com