TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outubro Rosa

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]CÂMARA SOCIAL – OUTUBRO ROSA

A Câmara Municipal de Itatiba desde o início do ano tem se engajado em projetos sociais que visam colaborar e a somar esforços em campanhas assistenciais em nossa cidade.

A Câmara Social nasceu da vontade de um estreitamento entre a necessidade de participação e o ato de colaborar efetivamente para melhoria na qualidade de vida de nossos cidadãos, ação esta que objetiva desde a angariação de fundos para auxiliar entidades assistenciais até levar informações, instruções e ensinamentos de utilidade pública a toda população.

Após o sucesso de campanhas anteriores sentimo-nos estimulados mais uma vez a colaborar com mais uma importantíssima campanha, a prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, movimento popular comemorado em todo mundo.

O nome Outubro Rosa remete ao laço rosa que foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York em 1990, simbolizando a luta contra o câncer,  estimulando a participação da população, empresas e entidades nesse movimento. Nos Estados Unidos vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e a mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, tornando-se hoje uma campanha mundial.

Varias ações são propostas para sensibilizar a população tais como: Decorações com laço rosa, desfiles, prática de esportes coletivos, iluminação de monumentos e prédios públicos com a cor rosa, tornando-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.

No Brasil, o movimento teve inicio no dia 2 de outubro de 2002, com  a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes muitos outros pontos turísticos foram iluminados de rosa.

O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e sua popularidade alcançou o mundo de forma bonita e elegante motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

Quanto ao câncer de mama é importante que todas as mulheres saibam que a informação sobre os riscos e a importância do diagnóstico e do tratamento precoce pode salvar muitas vidas.

De acordo com o médico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), professor da PUC e articulador da campanha Outubro Rosa em Campinas, Everardo de Carvalho Cordeiro Filho, este tipo de câncer é um dos que atingem mais rapidamente estágios avançados, no período de um ano o câncer pode atingir toda região da mama e gerar metástases, por isso é a segunda causa de morte entre as mulheres no Brasil, no passado foram diagnosticados 53 mil novos casos da doença, e somente no País morreram cerca de 13 mil mulheres. Segundo os médicos essas mortes são causadas pelo atraso no diagnóstico já que a chance de cura é de 95% quando a doença e descoberta na fase inicial.

A chave para redução desses índices é o acesso a informação, por isso o movimento visa promover ações e eventos que chamem a atenção da população.

A Câmara Municipal de Itatiba estará apoiando a Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, assim como as ONGS:

 UNACCAM (.............................)

Rosa e Amor a família

MAPAM (....................................)

Essas ONGS tem a finalidade de encaminhar, ajudar, amparar e dar suporte a todas as mulheres desde o diagnóstico até o acompanhamento durante e após o tratamento, assim como dar suporte a família.

A Campanha informativa tem uma gigantesca finalidade de cunho social, a metade das mulheres brasileiras não faz mamografia por medo de descobrir que estão com alguma doença, principalmente câncer. Outras 21% evitam o exame por vergonha. O curioso é que o receio em realizar a mamografia persiste mesmo com 85% delas acreditando que câncer de mama têm cura e 93% afirmando que a detecção precoce significa mais chance de ter um tratamento bem sucedido.

A explicação para este comportamento aparentemente contraditório está em outros dados da pesquisa. Segundo o levantamento, duas em cada dez mulheres consideram o diagnóstico de câncer de mama uma sentença de morte. E 27% das entrevistadas declararam achar que “não suportariam o ‘baque’ de receber um diagnóstico desta doença”. Para 60% delas, o câncer é a pior doença que alguém pode ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com