TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outubro Rosa Responsabilidade Social

Por:   •  23/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.244 Palavras (25 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

O tema que será abordado em nosso projeto trata-se de uma ação de conscientização chamada de ‘’Outubro Rosa’’, que tem como objetivo atender a necessidade de mulheres que já possuem a doença, mas visa como objetivo principal a conscientização e importância de exames de rotina para prevenção da doença.

Esta ação foi criada, devido ao grande índice de mortalidade entre as mulheres devido ao câncer de mama, na maioria dos casos este tipo de fato ocorre pela falta de conscientização ou até mesmo de informação sobre a doença e sobre qual sua causa.

A ação visa como principal foco e objetivo não só as mulheres de classificação etária que já precisam se preparar para os exames de rotinas para prevenção da doença, mas também, pessoas de idade, homens, mulheres, adultos e crianças do quanto é importante que se faça exames preventivos sobre esta doença.

Construir uma ação com esse porte de responsabilidade social, não visa somente as pessoas que já estão no foco da doença, ou seja, mulheres, em sua maioria acima de 40 anos, mas também ensinar e repassar as novas gerações o quanto é importante acompanhamento médico, palestras, orientações e reserva de tempo para se prevenir de um mal que infelizmente quase toda sociedade esta sujeita.

DESENVOLVIMENTO

Antes de comentarmos especificamente, sobre o que se trata ação da campanha, intitulada “OUTUBRO ROSA” ou “NOVEMBRO AZUL”, esclareceremos algumas questões que facilitarão os estudos, tais como:

1- O que é uma ação social?

2- O que são responsabilidades sociais?

3- O que é a campanha intitulada Outubro Rosa?

4- Sintomas do câncer de mama.

5- Tipos de tratamento do câncer de mama.

6- O que é novembro Azul?

7- Comparativo da doença entre homens e mulheres.

8- Tipos de tratamento.

9- Comparativo entre países.

10- Ação transformada em marketing.

O que é uma ação social?

Entendemos que ação social, é um tipo de ação que estabelece uma instituição a um indivíduo, para que a sociedade possa entender que isto só acontece quando um indivíduo for colaborador da instituição ou atraído pela causa dela, bem como pela comunicação dos demais, fazendo desta forma grande troca de conhecimento ou até mesmo de informações.

Sendo assim as ações sociais, foram dividas em algumas categorias que enfatizam e explicam melhor a parte prática de todas elas.

Vejamos:

• Ação social racional com relação a fins - Determinamos este tipo de ação quando, ela é inteiramente voltada ao princípio de raciocinar de colocar o individuo para entender e compreender algumas questões, ou seja, que pensada e repensada por milhares de vezes, pois a racionalidade é o foco principal da ação.

• Ação social racional com relação a valores – Neste caso, o pensamento do individuo, não é o final do pensamento que orienta o fim da ação, mas sim os valores éticos, religiosos, políticos ou até mesmo os estéticos.

• Ação social Afetiva - São aquelas ações em que os sentimentos são quem conduzem o seu resultado final como orgulho, vingança, esperança, paixão, loucura etc.

• Ação social tradicional - Quem tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

O que são responsabilidades sociais?

Determinamos como responsabilidade quando uma determinada companhia organizacional (empresa) de forma voluntaria, adotam algumas posturas, comportamentos e ações que prezam pelo bem estar do seu publico interno ou externo, o conceito neste caso o conceito de forma total exibe, o beneficio total do grupo todo.

Neste caso, as responsabilidades sociais, talvez de forma mais atual não se trata apenas de um compromisso de empresas com pessoas, mas também a preocupação de todos os valores dos seres humanos, e as preocupações de acordo com o tempo.

O que Outubro Rosa?

No que tange a ação “Outubro Rosa”, tem-se que é ação de conscientização denominada “Outubro Rosa’’, antes de tudo, procuramos entender o que é uma ação de conscientização e qual sua responsabilidade, uma ação social é criada é para passar para população ou uma determinada quantidade de pessoas, um quantidade de informações necessárias para que haja a conscientização do uso de algo ou de algum acontecimento. Neste caso do Outubro de Rosa, trata-se uma ação de conscientização sobre o câncer de mama que visa como informação de responsabilidade número um, orientar as pessoas de quanto é importantes exames de prevenção contra estas doenças, pois a descoberta tardia da mesma pode gerar grandes problemas e complicações de saúde.

A ação ‘’ Outubro Rosa ‘’ nada mais é que uma forma de campanha contra o câncer de mama, ação que se inicio em Nova York em 1990 na pela Corrida pela Cura promovida anualmente na cidade, apenas no ano de 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo assim o mês de outubro como mês centro das atividades, neste mês milhares de mulheres entre 40 e 69 anos de idade, são convidadas a realizar o exame de mamografia, que na maioria das vezes por algumas acaba passando despercebido ou por falta de tempo ou até mesmo por esquecimento, pois apesar de ser um exame que deveria constar nas listas de exames de rotina de todas mulheres, infelizmente acaba sendo esquecido e só é lembrado quando a paciente acaba sentindo alguns sintomas já de manifestação da doença, em um estagio grave ou não.

A ação também conta com a conscientização de todas as mulheres que não estão nessa classificação etária a informarem amigas, familiares, conhecidos que esta pratica do exame esta sendo realizada.

O material que é divulgado tem como principal objetivo esclarecer duvida informar e derrubar muitos mitos que ainda são divulgados sobre a doença, com resultado do exame ainda precoce ainda se pode investir na cura da doença, para que isso aconteça todas as mulheres precisam ter total consciência de quão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com