TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA INSTRUCAO APR.'. MAÇ.'.

Pesquisas Acadêmicas: PRIMEIRA INSTRUCAO APR.'. MAÇ.'.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

À glória do GADU

Estimados IIrm

Conforme minha primeira Instrução recebida em loja, foram apresentados a mim e aos IIrmAApr três instrumentos, sendo eles, o maço, o cinzel e a régua de vinte e quatro polegadas, para que com eles nos fossem dadas as noções básicas destes instrumentos que a Maçonaria utiliza para construir.

O maço: simboliza a vontade, a energia, a decisão e o aspecto ativo da consciência.

O cinzel: simboliza o intelecto, a razão. Corresponde ao discernimento e fortalecimento espiritual, para vencer nossas imperfeições.

Utilizando destes instrumentos, o maço e o cinzel, foi nos apresentado também uma pedra bruta para ser desbastada, buscando assim em nosso trabalho, pancadas perfeitas com raciocínio e inteligência, e não a brutalidade de qualquer pancada. Neste momento percebi o quanto há para ser aprendido e ser realizado nesta maravilhosa instituição.

Pois o uso destes instrumentos de trabalho representa simbolicamente, que compete a nós, IIrmAApro trabalho de desbastar nossa própria pedra bruta, ou seja, devemos nos desvencilhar dos nossos defeitos e de nossas paixões do mundo profano. Pois a pedra bruta, extraída das pedreiras, representa a natureza humana ainda grosseira, esperando a ser lapidada.

O terceiro instrumento apresentado foi à régua de vinte e quatro polegadas. Ela representa o símbolo da precisão e exatidão da ação. Sabemos que exatidão e precisão são essenciais para a boa conduta de nossas vidas, e que devemos buscar perfeição em todos nossos atos diariamente, representada aqui pelas 24 polegadas da régua, das quais cada polegada corresponde à uma hora do nosso dia; ou seja, uma busca constante de perfeição, tanto moral quanto ética.

De nada adianta o uso do cinzel, símbolo da razão e discernimento, e do maço, símbolo da vontade, determinação e força, sem as propriedades diretivas da régua, porque, sem diretrizes em nossas vidas, é como não discernir o bem do mal, o certo do errado, podendo fazer assim com que a nossa pedra bruta torne-se mais irregular ainda.

Que o Gr.•. Arq.•. do Univ.•. ilumine a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com