TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Asfdaer

Asfdaer

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: gres 09 outubro 2013

Palavras: 2043 | Páginas: 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ELINEIDE NEGREIROS DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL

INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Cruzeiro do Sul

2013

ELINEIDE NEGREIROS DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL

INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado às disciplinas do segundo semestredo Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Pólo de Apoio Presencial: Cruzeiro do Sul-Acre

Cruzeiro do Sul

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................05

2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................07

3. CONCLUSÃO........................................................................................16

4. REFERÊNCIAS......................................................................................17

INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tem como objetivo principal refletir e apresentar informações referentes ao âmbito administrativo, perpassando por temas correlacionados à macro e microeconomia. Além disso, serão apresentados métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial e suas bases em várias complexidades, que reunidas formam um conceito sustentável e uma ampla visão acerca do conteúdo.

Foram expostos também questões voltadas às conquistas dos consumidores, perpassando pelos limites de estrategias utilizadas como estímulo de consumo, de maneira ética e mostrando as políticas que devem ser adotadas para a sua manutenção. Acomentendo, ainda, questões voltados ao consumismo intenso da população e a estimulação das empresas, proporcionando uma visão ampla sobre os fatores econômicos vigentes no âmbito social e empresarial. Fazendo uma exposição da forma como a sociedade se posiciona frente ao mundo capitalista e consumista, comparando com as ações sociais realizadas pelas empresas.

DESENVOLVIMENTO

1.1. Macroeconomia e microeconomia

Sabe-se que economia significa, segundo Robbins (1932), a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos (ROBBINS, 1932). Além disso, propõe soluções para as dificuldades tanto na época quanto no contexto em que a mesma está inserida, encontrando-se dividida em duas vertentes: a microeconomia e a macroeconomia.

A microeconomia investiga ações referentes à relação que existe entre os fatores econômicos do mercado, levando em consideração o princípio do comportamento organizacional racional da pessoa. Define, também, a forma específica como se aperfeiçoa as escolhas feitas por cada indivíduo para alcançar os objetivos esperados. Tem uma visão reducionista e tem como exemplos pequenas instituições econômicas, englobando empresas e consumidores dispostos a passar por constantes mudanças.

Com relação à macroeconomia, é possível afirmar que a mesma possui um modelo baseado na microeconomia, o que permite a compreensão do papel da política monetária, dando a oportunidade de detectar possíveis fontes de instabilidade. Podem-se citar, então, como suas variáveis centrais, a inflação, a taxa de juros e as taxas de câmbio.

O que se entende por inflação, de maneira generalizada, abrange o conceito de aumentar, inchar. Já com relação à economia, diz respeito à condição em que se encontram as atividades econômicas. É caracterizada pela constante nos preços dos produtos. Há dois medidores de inflação considerados importantes: o IGP (Índice Geral de Preços) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O Brasil já passou por grandes problemas em sua economia em decorrência da inflação. Um exemplo bastante conhecido foi o que aconteceu entre os anos de 1974 a 1994. Varias medidas para controlá-la foram criadas sem sucesso. A inflação chegou a um nível altíssimo e grandes e freqüentes oscilações nos preços dos produtos aconteceram, chegando a atingir mais de 40% ao mês em 1994. Mas a partir desse ano, foi implantado o Plano Real, controlando a inflação sempre abaixo de 1,7% ao mês. Em 2002 ocorreu um aumento significativo, mas foi devido à crise cambial. O jornal O Estadão está sempre apresentando notícias a respeito da atual situação da inflação, mostrando como o Brasil controla a inflação por meio da estipulação de um índice que deve ser seguido a cada mês. Assim, são usados os juros altos que proporcionam financiamentos muito caros, tais como o crediário e/ou o cartão de crédito, e dessa forma, a procura por determinado produto diminui e o preço, automaticamente cai para estimular a venda do mesmo.

Uma análise feita pelo Estadão em agosto de 2013 mostra quinze produtos e serviços que somam 3,5% da inflação do Brasil e apontaram oscilações em seus preços, superando o IPCA que é de 6, 27%.

"Essa inflação das pequenas coisas é que passa para o consumidor a ideia de descontrole", afirma o economista Heron do Carmo, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP e um dos maiores especialistas em inflação. Segundo ele, as pessoas comuns não têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com