TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo X Presidecialismo

Artigo: Parlamentarismo X Presidecialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Vivemos em um país onde o sistema de governo é o presidencialismo, que funciona da seguinte forma: o chefe de Estado e o chefe de Governo é a mesma pessoa, ou seja, o presidente da República, este que é eleito pelo povo, direta ou indiretamente, exerce o cargo por tempo determinado, geralmente por quatro anos somente em casos de denuncias de crimes comuns ou de corrupção é que o presidente pode ser afastado ou destituído do cargo possui autoridade total, tendo inteira responsabilidade política e vastas atribuições; os ministros das casas (Câmara, Senado) são escolhidos por ele. Nesse sistema há três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Devido às crises que o presidencialismo acarreta como, por exemplo, o forte poder que o presidente possui e o mandato por tempo determinado, muitas pessoas, como uma forma de encontrar soluções, começaram a pensar em outro sistema de governo, o Parlamentarismo que se caracteriza: pela distinção do chefe de Estado que é presidente ou rei, este que não apresenta responsabilidade política, somente representa a nação; é escolhido pelo parlamento ou eleito pelo povo; do chefe de Governo que é o primeiro ministro, ele é quem governa e administra, sempre é eleito pelo parlamento. Neste sistema também existe o poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário, porém nele percebe- se a necessidade de colaboração entre os mesmos. No parlamentarismo não há necessidade de esperar o tempo de mandato estabelecido para trocar de governo, quando tem problemas simplesmente o governo cai, surgindo a possibilidade das eleições serem antecipadas caso os congressistas não consigam formar um novo governo com a nova maioria.

É por isso que prefiro o presidencialismo porque é muito mais benéfico para o Brasil curar os males do presidencialismo, isto é, buscar medidas para aprimorar esse sistema de governo que possui condições para isso, do que eliminá-lo e substituí-lo por outro que não se sabe que rumo vai dar.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »