TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas obrigatórias para os processos da Filosofia

Ensaio: Perguntas obrigatórias para os processos da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Ensaio  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 1

O HOMEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

É uma questão que não possui uma resposta definitiva.A filosofia é especulativa,é pensar,refletir constantemente sobre tudo.Seu foco é questões relacionadas a existência humana,e suas buscas por respostas são baseadas na razão.

2. Diferencie o homem e o animal.

O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas línguas pela escrita,pela palavra,pela relação da linguagem humana com o mundo,mundo este transformado possível a cultura.

3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

Cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência,é a construção de símbolos por um povoem certo tempo e lugar.

A sociedade é policultural,pois comporta várias culturas.O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática,através do trabalho o ‘’homem’’ coloca suas teorias em prática.4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

No final da Idade Média uma nova idéia a respeito da importância da técnica,antes desvalorizada,passa a ser o instrumento transformador,o homem torna-se ‘’mestre e senhor da natureza’’.Esse novo segmento social passa a exigir cada vez mais a técnica para o sucesso dos negócios,fato que altera a concepção de ciência.

5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

Ideologia: Sistema de idéias (crenças,tradições,princípios e mitos) interdependentes,sustentados por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão,as quais refletem,racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais,sejam estes morais,religiosos,políticos ou econômicos.

Alienação: Forma de conhecimento ilusório que leva ao mascaramento dos conflitos sociais,é a falsa consciência.

6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

O mundo da produção,leva à tecnocracia,que significa o domínio dos técnicos e da técnica.Infelizmente,o mundo está levando os seres humanos,independente de partido,credo,ou raça,à uma obrigatoriedade capitalista,empregado oi patrão,estão deixando de lado seus valores e familiares para adquirir e ter.

UNIDADE 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com