TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodos E Campos De Investigaçao Da Filosofia Grega

Monografias: Periodos E Campos De Investigaçao Da Filosofia Grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  6.143 Visualizações

Página 1 de 4

Quais os principais periodos da filosofia grega?

Quais os principais traços da cosmologia pre-socratica?Escolha um deles e o explique.

Que é kinesis ou devir?Por que essa ideia e central no pensamento pre-socratico?

Que ensinavam os sofistas?

Que propunha socrates contra os sofistas?

O que socrates pretendia ao buscar a essencia e o conceito das coisas?

Por que atenas condenou socrates a morte?

Por que as principais caracteristicas da filosofia socratica indicam que a maior preocupaçao filosofica nesse periodo e com o homem?

Que quer dizer metafisica?

Partindo de aristoteles, quais sao os tres grandes campos da investigaçao filosofica?

Que quer dizer ontologia?

Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique. R – É uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza; busca o principio natural, eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres.

Que é kínesis ou o devir? Por que essa idéia é central no pensamento pré-socrático?

R – As coisas naturais, isto é, todos os seres existentes, se movem ou são movidos por outros seres e o mundo está em movimento ou transformação permanente. O movimento dessas coisas e do mundo chama-se devir e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda a mudança é a passagem de um estado ao seu contrário: dia-noite, claro-escuro, quente-frio, seco-úmido, novo-velho, pequeno-grande, bom-mau, cheio-vazio, um - muito, vivo-morto, etc., e também o sentido inverso, noite-dia, escuro-claro, frio-quente, muitos-um, etc. O devir é, portanto, a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a leis determinadas pena physis ou pelo principio fundamental do mundo.

Qual a mudança na educação dos jovens gregos na passagem da aristocracia para a democracia?

R – Quando a economia agrária foi sendo suplantada pelo artesanato e pelo comércio, surgiu nas cidades (particularmente Atenas) uma classe social urbana rica que desejava exercer o poder político, até então privilégio da classe aristocrática. É para responder aos anseios dessa nova classe social que a democracia é instituída. Com ela, o poder vai sendo retirado dos aristocratas e passando para os cidadãos. Dessa maneira, o antigo ideal educativo ou pedagógico também foi substituído por outro. O ideal da educação da Grécia clássica já não é mais a formação do jovem guerreiro belo e com, e sim a formação do bom cidadão.

Quais as consequências para a filosofia da mudança na educação dos jovens gregos?

R – Para dá as os jovens essa educação, substituindo a educação antiga dos poetas, surgiram na Grécia, os sofistas, que são os primeiros filósofos do período socrático.

Que ensinavam os sofistas?

R – Técnicas de persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a posição ou a opinião A, depois a posição ou opinião contrária, não A, de modo, que numa assembléia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhasse a discussão.

Que propunha Sócrates contra os sofistas?

R – Propunha que, antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.

O que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito?

R – Aquilo que uma coisa, uma idéia, um valor é realmente em si mesmo chama-se essência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com