TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Períodos Históricos

Exames: Períodos Históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

1-Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais teocêntricos e os modernos antropocêntricos.

Fisiocêntricos é a verdade religiosa; medievais criação das universidades católicas, onde a honra e a moral estão se diminuindo; modernos onde se abre espaço para lucros dentro da igreja, reforma protestante.

2-Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

Idade antiga em o que vale são os princípios, o homem livre também é escravo e gira em torno da natureza; Idade média onde Deus é o centro de tudo, onde a fé é mais importante, tudo se inicia e termina em Deus, e a politica é o contraio; Idade moderna onde tudo é dominar, a busca por resultados, o homem é o poder, senhor de si, politica mal necessário, onde se pensa em progresso.

3-Há diferenças entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual a diferença?

Modernidade é sempre estar atualizados, na moda, mas para kantiano é depender do outro, não ter liberdade, e ser moderno é assumir riscos e ser capazes de enfrentá-los.

4-Falamos cada vez mais em “crise da modernidade, ou em “pós-modernidade”“? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida pratica das pessoas?

Mudanças na arquitetura e computação, que passa pelo pop, pela cultura, pela crítica a cultura, e chega nos dias de hoje pela moda, música, ausência de valores, onde se concentra o consumo o prazer. Onde fazemos as coisas por causa de status.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com