TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas e história (Karl Marx)

Relatório de pesquisa: Pessoas e história (Karl Marx). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Retomar a leitura das citações de Marx, Drkheim, Weber e Bourdier.

Os indivíduos e a história (Karl Marx)

A História não faz nada, "não possui nenhuma riqueza imensa", "não luta nenhum tipo de luta"! Quem faz tudo isso, quem possui e luta é, muito antes, o homem, o homem real, que vive; não é, por certo, a "História", que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins -- como se se tratasse de uma pessoa à parte --, pois a História não ésenão a atividade do homem que persegue seus objetivos. (Marx, Karl e Engels, Friedrich. A sagrada família. São Paulo: Boitempo,

A sociedade, a educação e os indivíduos (Émile Durkheim)

[...] cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitarmos, muito gravemente, eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos com os quais não encontrarão harmonia. Que eles tenham sido educados, segundo idéias passadistas ou futuristas, não importa; num caso como noutro, não são de seu tempo e, por conseqüência, não estarão em condições de vida normal. Há pois, em cada momento do tempo, um tipo regulador de educação de que não podemos desligar sem chocar com as vivas resistências que reprimem as veleidades das dissidências. (Durkheim, Émile. Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2001. p. 47)

Sobre a ação social (Max Weber)

A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou um pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos (o "dinheiro”, por exemplo, significa um bem -de troca - que o agente admite no comércio porque sua ação está orientada pela expectativa de que outros muitos, embora indeterminados, e desconhecidos, estarão dispostos também a aceitá-lo, por sua vez, numa troca futura). [...] Nem toda espécie de contato entre os homens é de caráter social; mas somente uma ação, com sentido próprio, dirigida para a ação de outros. Um choque de dois ciclistas, por exemplo, é um simples evento, como um fenômeno natural. Por outro lado, haveria ação social na tentativa dos ciclistas se desviarem, ou na briga ou considerações amistosas subsequentes ao choque. (Weber, Max. Ação social e relação social. In: Foracchi, Marialice Mencarine, Martins, J. de Souza. Sociologia e sociedade.

música Chico Brito - Paulinho da Viola

3. Elabore um texto de até 200 palavras que contemple os seguintes pontos:

a) Qual a relação de sociedade e indivíduo apresentada na música?

b) Relacione a concepção apresentada na música "Se o homem nasceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com