TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula 5 Filosofia

Casos: Plano De Aula 5 Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA 2

1- Qual a relação que podemos estabelecer entre os sofistas, a retórica e a democracia, no período socrático?

R.: A filosofia é uma investigação reflexiva crítica intimamente ligada a linguagem, pois é a forma que temos de transmitir nossas reflexões e questionamentos.

A retórica é a arte de bem falar e argumentar. É a forma como se usa a retórica que percebemos o contraste e as divergências entre os sofistas e os filósofos. É o modo como se constrói o diálogo, com verdades ou ceticismos que conseguimos delinear a postura e concepção de um ou outro. “No século V.a.C em Atenas, no auge da democracia ateniense, os sofistas são os grandes especialistas na arte da retórica e o papel que desempenham na formação de oradores especialistas na arte de falar eloquentemente, de forma persuasiva e convincente, ensinando as técnicas discursivas que permitem a quem tem ambições políticas de alcançar o poder através do voto, utilizar o extraordinário poder da palavra para obter a adesão dos espíritos dos seus concidadãos, torna os sofistas na democracia emergente atores fundamentais na cena política.” (Moraes, Elizabeth de Carvalho).

A arte de argumentar e defender suas idéias tentando persuadir as pessoas se torna essencial no lugar onde o voto é livre e essencial na disputa por poder.portanto, sai ganhando quem tem a arte da retórica aprimorada.Assim era na Grécia antiga, Atenas, poder de convencimento .

A filosofia vem na contramão deste discurso que tenta persuadir com artimanhas e falas desconexas, com o maior intuito de ludibriar, pois a verdade e não a manipulação dos conceitos é que é a base da filosofia.E como construir uma verdadeira democracia usando da retórica pregada pelos sofistas.

Fonte: WWW.filosofante.com.br

2- Como Sócrates e os Sofistas compreenderam o conceito de verdade? Há diferença entre tais concepções? Por quê?

R.: Os Sofistas buscam o SUCESSO e ensinam como consegui-lo; SÓCRATES busca a VERDADE e ensina a descobri-la.

Os Sofistas fazem carreira, Sócrates quer desapego dos prazeres e bens materiais.

Sofistas gabam-se de saberem tudo e terem tudo, Sócrates é convicto que nada sabe e que ninguém pode ser mestre do outro.

Para os Sofistas saber a verdade é facílimo, basta pagar, para Sócrates descobrir a verdade esta na virtude, não tem preço, é universal.

Fonte: WWW.coladaweb.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com