TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platao Mito da Caverna

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADEDE SAÚDE E HUMANIDADES IBITURUNA-FASI

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

João Rodrigo Cardoso Souza  

PROFESSOR(a): Jovenildo Ferreira  

Platão e o mito da caverna

MONTES CLAROS – MG

2020

Platão e o mito da caverna;

A caverna de Platão mostra pessoas que estavam acorrentadas e tudo o que sempre viam era o fundo da caverna, mas um dia estavam passando pessoas lá atrás na saída da caverna. Havia uma luz e quando as pessoas passavam gerava uma sombra na parede da caverna, para eles a sobra era a realidade, mas eles estão em uma área de ilusão, ou seja, acreditam que aquilo seja o mundo normal. Mas um deles consegue escapar do local de onde estavam presos, ele vai andando em direção a saída e vai percebendo que o mundo não e apenas aquilo que ele estar acostumado, finalmente ele chegar onde passa as sombras e ver que aquelas sobras são apenas pessoas carregando suas coisas, animais passando e nada mais. Com isso ele pensava que o sol era uma metáfora para verdade as vezes não conseguimos olhar para a verdade, mas graças a verdade que conseguimos olhar o mundo a nossa volta e entender o que estar acontecendo, gostando dela ou não. Então esse filosofo, agora fora da caverna; sendo que fora da caverna e o mundo das ideias e dentro da caverna e o mundo material. Quando se libertou a missão desse filosofo era voltar, não porque odiou o mundo fora, e sim que queria compartilhar sua experiência com os outros que ainda habitavam a caverna escura, mas se ele voltasse a caverna seria tratado como um louco, e poderia perder sua vida pois há esse choque entre a realidade e a aparência, entre o mundo sensível (dentro da caverna) e aqueles sentidos enganosos e aquilo de fato e (fora da caverna). O mundo perfeito da ideia, o mundo da filosofia platônica.

Na Caverna nós temos:

*Luz que gerava sobra

*homens presos (nos dias de hoje nos acorrentados aos bens matérias)

*sobras (ideias, sonhos, que temos medo de realizar)

* Correntes (necessidade de sempre querer mais)

* Instrumento que quebra corrente (momento que abrimos nossas cabeças e prosseguimos com nosso maior desejo)

* prisioneiro que escapa (aquele sim para nossos sonhos)

*volta da caverna para libertar outras pessoas (o querer que o próximo esteja bem)

O mundo sensível

*Reflexo da luz verdadeira (bem/mal

*Nos seres humanos

* Coisas materiais, sensíveis que tomamos como verdadeira

 * Dialética

 * Filósofo

*Espaço da alma para se libertar/conhecer

*Verdade

*mundo das ideias verdadeiras.

 Entao podemos associar o mito da caverna nos dias de hoje da seguinte maneira:

Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras.

caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.

As sombras na parede e os ecos na caverna: sombras e ecos nunca são projetados exatamente do modo como os objetos que os ocasionam são. As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.

saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.

luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com