TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da caverna de Platão (Resumo)

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  4.683 Visualizações

Página 1 de 4

     Mito da Caverna

Para uma melhor compreensão da teoria do conhecimento de Platão, recorremos ao livro VII de A República, onde tem o “mito da caverna”, que descreve pessoas acorrentadas desde a infância em uma caverna, de tal modo que enxergam apenas a parede ao fundo, na qual são projetadas sombras, que eles pensam ser a realidade, sendo sombra de marionetes, refletidas pelo fogo, produzida por pessoas atrás do muro. Se um dos indivíduos conseguisse se soltar das correntes para contemplar a luz do dia os verdadeiros objetos, ao regressar a caverna seus antigos companheiros o tomariam por louco e não acreditariam em suas palavras.

A alegoria representa as etapas da educação de um filósofo, ao sair do mundo das sombras para alcançar o conhecimento verdadeiro, que após esta experiência, ele volta á caverna com dois pontos de vista: podendo ser um filósofo-político, que conhece a arte de governar e epistemológico, quando volta para despertar o conhecimento verdadeiro.

Platão descreve a caverna como uma prisão, onde prisioneiros ficam com pés e pescoço presos a um cadeado, e não tem nem como olhar para trás, aonde a única iluminação é uma fogueira e os grilos, e aonde daria para caminhar em um muro fechado.

Inclusive ele diz que a ida com a prisão se daria a falta de oportunidade para a educação, que implica a maior culpa para os prisioneiros estarem ali, inclusive crianças.

A única visão que eles tinham era a sombra um dos outros, que se eles saíssem no sol mal poderiam enxergar, seria um processo de readaptação muito difícil.

Que se os prisioneiros saíssem da caverna poderiam ser mortos pelos próprios companheiros, achando que estaria mentindo sobre o mundo real.

Na verdade os seres que ele achava ser real eram estátuas e não as sombras perceberam que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões. Desconhecendo a verdade, estando afastado da verdadeira realidade.

Ao sair, a luz do sol encandeou sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se à nova realidade, pode voltar a enxergar as maravilhas dos seres da caverna. Não demorou muito a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estatuas, sendo mais reais.

Síntese

Nós seres humanos temos uma visão distorcida da realidade, no mito da caverna os prisioneiros somos nós mesmos, que enxergamos o que acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante toda vida.

A caverna simboliza o mundo da falta de conhecimento, onde só é possível conhecer o real quando nos libertamos da caverna e saímos da ignorância e partimos em busca do conhecimento.

É um mito antigo e que traz repercussão atualmente, que traz a reflexão filosófica até os dias de hoje, tendo contextos de escritores diferentes como Mauricio de Sousa, pois infelizmente até hoje existem pessoas que vivem na ignorância.

Os prisioneiros da historia somos-nos mesmos, onde cada prisioneiro tinha uma visão diferente dentro da caverna, é como na vida real, cada um de nós temos costumes, diferentes, tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes, estamos acostumados a julgar as coisas como na caverna no escuro apenas pelas sombras, isso acontece no nosso dia a dia. A caverna é o mundo que nos rodeia, físico, sensível, em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nos opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com