TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão e arte

Artigo: Platão e arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Platão (428-348 a.C.), filósofo da Antiga Grécia, discípulo de Sócrates, que refletiu sobre o jogo, a sabedoria e a beleza, é conhecido pela teoria de que as abstrações, denominadas por ele de "ideias", existem num mundo diferente do mundo físico.

Em relação ao jogo entre o deus e a divindade, existe uma interpretação de que o deus que há em cada coisa é o modo como essa coisa alberga o jogo em si. O modo fascinante e terrível da coisa comparecer como tal é denominado "beleza". Assim, a coisa é bela porque nela está o deus (Martínez Marzoa, 1995).

O belo, para Platão, precisa estar impregnando o ambiente da infância, tanto

que, no texto O Banquete, aponta que a boa educação é aquela que oferece toda beleza e perfeições possíveis ao corpo e à alma. A beleza da Antiga Grécia é uma beleza ideal, característica essencial da filosofia e da arte grega.

para identificar e apreender a própria realidade e a realidade do outro, é fundamental que o ser humano tenha a oportunidade de reconhecer os próprios códigos simbólicos, detectados principalmente nas produções artísticas nas suas diversas manifestações expressivas.

O desenvolvimento das próprias potencialidades criativas propicia a percepção e a análise crítica, também, das potencialidades do outro, oportunizando ao indivíduo tomar um posicionamento mais participativo e transformador da realidade, de forma mais consciente e humana. E a arte é uma das vias do conhecimento que auxilia o ser humano a identificar os sentidos e os significados acerca das suas semelhanças e diferenças.

Nesse sentido, a arte pode contribuir para marcar as diferenças e as

especificidades que são visualizadas nas imagens, gestos, formas, cores, ritmos, etc.

E a educação pela arte poderia viabilizar meios para o indivíduo compreender e

decodificar as diferentes formas de fazer, pensar e sentir presentes nas representações simbólicas da arte e que perpassam a produções culturais locais, regionais, nacionais e de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com