TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo

Artigo: Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo?

Muitas coisas mudam ao longo do tempo, e uma delas é o dinheiro, que é uma forma de moeda usada para comprar bens, serviços entre outros.

A moeda hoje é um resultado de uma longa evolução. No início se praticava a troca de mercadoria por mercadoria, sem levar em conta o valor a ser permutado, era de acordo com a necessidade de cada um. Mas com o passar do tempo viram que a os objetos poderiam ser trocados ou negociados por valores, levando em conta a possibilidade de ganho (lucro). Surge então às primeiras moedas, uma forma de garantia de pagamento pelo consumo.

Existem vários tipos de moedas no mundo como o dólar, euro, peso, libra, real, o iene entre outras.

No Brasil o dinheiro (moeda), passou por diferentes valorizações ao longo do tempo. O primeiro que passou a valer como dinheiro, foi o açúcar (réis), depois veio o cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e o atual real.

Mas por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo? O custo do dinheiro no tempo relaciona-se a ideia de que, ao longo do tempo, o valor do dinheiro muda em função da oportunidade de aplicação, analisar o método de investimento, para obter uma remuneração sobre o valor de investido, ou seja, o dinheiro sofre o efeito do tempo.

Ele tem uma ligação com o campo das finanças e por isso sofre alterações, por ter uma tão dependência da economia, a inflação, riscos existentes no mercado e preferência pela liquidez.

Por tanto o dinheiro que guardamos ou utilizamos como investimento hoje, o valor presente, sempre sofre um reajuste, o valor futuro, podendo ser positivo, aumentar através de juros ou negativo, perder valor em função da desvalorização em um determinado período. O que devemos observar é a situação da economia mundial, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com