TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fatores que podem reduzir o custo do dinheiro ao longo do tempo

Artigo: Os fatores que podem reduzir o custo do dinheiro ao longo do tempo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Administradores financeiros e investidores tem uma preferência natural por dinheiro agora em vez de depois, assim eles aumentam o seu valor, por uma razão de o dinheiro valer mais agora do no futuro, é importante está antenado nos tramites do mundo financeiro, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo.

Existem índices que podem descrever o valor do dinheiro progressivamente, esses índices são:

INFLAÇÃO

RISCO

PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ

Inflação é algo continuo e generalizado, representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. As variações da inflação altera diretamente o poder de compra, seu dinheiro hoje é maior do será amanhã, desvalorização da moeda.

Exemplo: num país com inflação de 5% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 12,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 15,40. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 110% do valor de compra.

A definição mais comum utilizada aborda riscos como “ameaça de que um evento ou ação (interno ou externo) possa afetar negativa ou positivamente o ambiente no qual se está inserido. O risco aumenta ao passar do tempo, a maioria das pessoas desejam evitar riscos e se dispõem a entregar seu dinheiro pela promessa de recebê-lo no futuro apenas se forem adequadamente recompensados pelo risco a ser assumido. O futuro da economia brasileira é imprevisível como também as tendências econômicas e financeiras, sendo impossível prever com precisão se o dinheiro investido hoje estará disponível amanhã. O risco de mercado existe em decorrência da possibilidade de ocorrerem perdas mediante movimentos adversos no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com