TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 1 Sociologia

Artigo: Portifólio 1 Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

LUCAS ANGELOTTI DE JESUS – RA 700309

PORTIFÓLIO 1

LUCAS ANGELOTTI DE JESUS

PORTIFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas

De Informação da Faculdade ENIAC para a

Disciplina Sociologia e Política.

A FORMAÇÃO DE UM ESTADO-NAÇÃO

Acompanhando-se a história mundial, vemos que desde os primeiros registros históricos, a luta dos povos por emancipação e independência econômico/cultural está presente. O fato é que há uma grande caminhada para a conscientização e unificação de pensamentos e ideias por parte de um aglomerado de pessoas de diferentes etnias, crenças e valores. Este processo é fundamental para o início do entendimento do que é um povo, porém, ele está em constante conflito, acerto e modificação, de forma que provavelmente nunca chegaremos à fórmula exata em nenhuma civilização.

No momento em que o aglomerado de pessoas começa a tomar consciência de união e força, vêm os conflitos internos, que ocorrem em grande parte pela divergência de ideias e interesses provenientes dos líderes de movimentos e formadores de opinião. Para chegar a esse ponto, lembramos que há uma transformação de pensamento naqueles que incialmente chegaram às terras a serem colonizadas com o simples intuito de extrair e explorar todo tipo de riqueza que aquele território seria capaz de proporcionar. Mesmo com esta metamorfose, não podemos ignorar o fato que a partir deste momento, aparecem os conflitos de interesses. Os colonizadores, por sua natureza sempre acreditaram serem superiores ao povo colonizado e percebiam que poderiam ter lucros maiores e mais poderes se promovessem a independência das colônias, de forma que se tornariam líderes dos povos recém-formados.

Com essa evolução de pensamento, ocorrem os primeiros registros de lutas por liberdade do que mais para frente se tornará um Estado-Nação. A problemática deste processo é que os moldes intrínsecos naqueles que se tornariam os líderes das colônias libertas, continuam os mesmos de quando saíram de seus países de origem rumo ao inexplorado. Com isso, eles ainda têm o costume de subjulgar e escravizar aqueles que consideram inferiores, com o objetivo de aumentar suas riquezas. Observando esta sequência de acontecimentos, entendemos a origem dos sistemas feudais, por exemplo, onde já fica claramente observada a separação interna entre plebe e nobreza, camponeses e moradores dos centros, trazendo a tona também a desigualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com