TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Parte Pesquisa

Exames: Primeira Parte Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Formando uma atmosfera "tensa"

Uma grande gama de materiais não metálicos inorgânicos assim como muitos metais e até mesmo materiais orgânicos, podem entrar em combustão e até mesmo explodir caso sejam refinados e espalhados em certas concentrações.

Essa atmosfera tensa ou explosiva pode se formar devido a alguns fatores, tais como moer, polir e transportar. O que gera partículas tão pequenas que eventualmente e com certa facilidade, ficam suspensas no ar e com o tempo decantam nas superfícies, coletores de poeira, fendas e até mesmo no imobiliário local. Ao serem perturbadas, eventualmente geram nuvens de poeira com potencial explosivo.

Kabum!

Basta apenas uma fonte de ignição e determinadas condições do ambiente que o incêndio ou a explosão são formados. Essa fonte não precisa ser muito intensa, alguns milijoules já dão conta do recado. Uma pequena fagulha é gerada, dando inicio a uma cadeia de pequenas explosões que se propagam, desenvolvendo-se com rapidez subsônica. Um volume considerável de gases quentes desenvolverá uma onda de pressão que por consequência atingirá outros depósitos de partículas onde ficaram em suspensão, surgindo assim uma nova nuvem que recebe a "ignição" dá nuvem anterior já inflamada. Este processo é repetido por diversas vezes liberando energia de forma contínua e crescente e aumentando exponencialmente seu poder de destruição.

Ingredientes explosivos

Oxigênio (ar) presente no local

Resíduos em forma de partículas suspensas

Ambiente com pouca umidade

Partículas com tamanhos adequados

Fonte de ignição

Analisando todos os fatores descritos acima, parece brincadeira de criança começar uma explosão de grande magnitude, mas a realidade é que um incêndio tendo um pó como combustível a energia precisa é de mil vezes superior em relação a um incêndio produzido por gases. Este tipo de explosão é um processo relativamente demorado e muito complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com