TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Periodos Da Filosofia

Artigos Científicos: Principais Periodos Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  2.791 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------- 1

2 PRINCIPAIS PERIODOS DA FILOSOFIA ---------------------- 1

3 FILOSOFIA MEDIEVAL --------------------------------------------- 1

4 FILOSOFIA MODERNA--------------------------------------------- 4

5 CONCLUSÕES--------------------------------------------------------- 7

6 REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------7

1 INTRODUÇÃO

A filosofia desde muito tempo está presente na história da humanidade, e durante toda sua trajetória que também é a trajetória do homem, ela teve mudanças consideráveis, pois conforme mudava o pensamento do homem, mudava também a forma de pensar, da filosofia derivando várias outra ciências ao longo do tempo, assim neste trabalho temos a filosofia dividida em épocas ou em períodos que vai da filosofia antiga até a comtemporânea.

2 PRINCIPAIS PERISODOS DA FILOSOFIA

A Filosofia é dividida em quatro grandes períodos:

 Filosofia antiga: que vai dos séculos VI a.C ao século VI d.C.

 Filosofia medieval que vai do século I ao século VII.

 Filosofia Moderna que vai do século XVI ao século XIX.

 Filosofia contemporânea do século XX ate os dias atuais.

Trataremos aqui a partir da filosofia Medieval .

3 FILOSOFIA MEDIEVAL

A filosofia medieval é dividida em duas partes a filosofia Patrística e filosofia da Escolástica, uma da baixa idade média outra da alta idade média , durou 15 séculos e do século I até o século XV vou período em que afilosofia sofreu grande influência da igreja.

A filosofia Patrística (por que é derivada dos padres da igreja) teve grande influenciam das obras de Platão, os filósofos da igreja tentavam usar a racionalidade para explicar a verdade sobre Deus, nesse período ocorre um afastamento da filosofia voltado para conhecimento do homem e tudo passa a ter uma explicação divina.

Dessa maneira, o grande tema de toda a Filosofia patrística é o da possibilidade de conciliar razão e fé, e, a esse respeito, havia três posições principais:

“1 Os que julgavam fé e razão irreconciliáveis e a fé superior à razão (diziam eles:( “Creio porque absurdo ”).

2. Os que julgavam fé e razão conciliáveis, mas subordinavam a razão à fé(diziam eles: “Creio para compreender”).

3. Os que julgavam razão e fé irreconciliáveis, mas afirmavam que cada uma delas tem seu campo próprio de conhecimento e não devem misturar-se (a razão se refere a tudo o que concerne à vida temporal dos homens no mundo; a fé, a tudo o que se refere à salvação da alma e à vida eterna futura).( Marilena Chaui-2005)

A outra parte da filosofia medieval é chamada de Escolástica, enquanto na primeira parte a a igreja ainda está preocupada em fundamentar sua crença e defender a igreja dos ataques das outras religiões, nessa já está estabilizada na sua crença e seus vários dogmas, durante esse período é estabelecido à filosofia cristã, também chamada de teologia, onde a igreja tenta provar a existência de deus e a imortalidade da alma através da racionalidade, um dos pensadores mais influentes desse período foi Santo Augustinho e são Tomás de Aquino, que tinha grande influência das obras de Platão e Aristóteles.

4 FILOSOFIA MODERNA

A Filosofia moderna tem três fases, começa por volta do século XVI em um período chamado Renascença, marcado pela descoberta de novas obras de Platão que coloca novamente o homem no centro de tudo, começa-se uma ruptura com os dogmas da igreja, é marcada por três linhas de pensamento.

1. Aquela proveniente de Platão, do neoplatonismo e da descoberta dos livros do Hermetismo; nela se destacava a idéia da Natureza como um grande ser vivo; o homem faz parte da Natureza como um microcosmo

2. Aquela originária dos pensadores florentinos, que valorizava a vida ativa, isto é, a política, e defendia os ideais republicanos das cidades italianas contra o Império Romano-Germânico, isto é, contra o poderio dos papas e dos imperadores.

3. Aquela que propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino, tanto através dos conhecimentos (astrologia, magia, alquimia), quanto através da política (o ideal republicano), das técnicas (medicina, arquitetura, engenharia,

navegação) e das artes (pintura, escultura, literatura, teatro).(Marilena, Chauí- 2005).

O escritor e filosofo Maquiavel é um dos pensadores de maior destaque desse período, além de Tomás Morus, Kepler e Nicolau Copérnico.

O próximo período é o racionalismo, que dando continuidade às idéias do renascimento, como o próprio nome já diz tratou-se de dar um grande espaço para a racionalidade, o desgaste sofrido pela igreja católica refletia um pessimismo teórico nos pensadores em como principio a dúvida, rejeita os dogmas da igreja traçando assim uma ruptura com a religião, teve como pensador Renné Decartes, considerado o pai da filosofia moderna , Para Descartes o método é sempre matemático: conhecimento completo e inteiramente dominado pela razão.

Evidência: Jamais admitir coisa alguma como verdadeira se não a reconhecer evidentemente como tal.

Análise: Dividir as dificuldades em parcelas.

Síntese: Ordenar os pensamentos pelos os objetos mais simples e mais fácies pelos os mais complexos.

Desmembramento: Fazer enumerações as mais exatas possíveis.

Esse período foi definido também pela adoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com