TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Períodos Da História Filosofia

Trabalho Universitário: Principais Períodos Da História Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia Antiga: Compreende os quatro grandes períodos da filosofia grego-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico.

Filosofia Patrística: Inicia-se com as epístolas de Paulo e o Evangelho de São João e termina no séc. VIII, quando teve início a filosofia medieval. É conhecida como Patrística pois teve intensa participação de Paulo e João, mas também dos chamados Padres da Igreja, os primeiros dirigentes espirituais e políticos do Cristianismo, após a morte dos apóstolos. Visava conciliar a nova religião – cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. A filosofia Patrística tem a tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. Foi de alguma forma obrigada a introduzir ideias desconhecidas para os filósofos greco-romanos: a ideia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem e etc. Com Santo Agostinho e Boécio, a ideia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio da vontade, onde o home escolhe entre o bem e o mal. Para impor essas concepções, foram criados os decretos divinos, dogmas. Que seriam verdades irrefutáveis e inquestionáveis. Com isso, surge uma distinção, desconhecida pelos antigos, entre verdades reveladas ou da fé e verdades da razão ou humanas, ou seja, entre verdades sobrenaturais e verdades naturais.

Obs.: Desta forma, o grande tema de toda a filosofia Patrística é o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar a razão com a FÉ.

Filosofia Medieval: Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É o período em que a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa.

Filosofia da Renascença: É marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e receber novas traduções latinas, mais acuradas e fiéis.

Três Grandes linhas de Pensamento da Renascença

1 - Aquela proveniente da leitura de três diálogos de Platão (Banquete, Fédon, Fedro).

2 - Aquela originária dos pensadores florentinos, que valorizava a vida ativa (a política) e defendia a liberdade das cidades italianas contra o Império Romano-Germânico, isto é, contra o poderio dos papas.

3 - Aquele que propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino.

Obs.: Essas três grandes linhas de pensamento explicam por que se costuma falar no humanismo como traço predominante da Renascença, uma vez que nelas o homem é valorizado, colocado como centro do Universo, defendido em sua liberdade e em seu poder criador e transformador. As descobertas marítimas ajudou a intensa atividade teórica e prática. Essa efervescência cultural e política levou a críticas profundas à Igreja Romana, culminando na Reforma Protestante, baseada na ideia de liberdade de crença e de pensamento.

Filosofia Moderna

Conhecido como o Grande Racionalismo Clássico. Tenta vencer o Ceticismo. Para vencer o ceticismo e restaurar o ideal filosófico da possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com