TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas ambientais das cidades

Seminário: Problemas ambientais das cidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

Problemas ambientais urbanos

Muitos dos problemas ambientais urbanos estão diretamente ligados aos problemas sociais. Por exemplo: o processo de favelização contribui para a agressão ao meio ambiente, visto que as ocupações irregulares geralmente ocorrem em zonas de preservação ou em locais próximos a rios e cursos d’água.

Ademais, sabe-se que os problemas ambientais, sejam eles urbanos ou não, são produtos da interferência do homem na natureza, transformando-a conforme seus interesses e explorando os seus recursos em busca de maximização dos lucros sem se preocupar com as consequências.

As zonas segregadas, locais mais pobres da cidade, costumam ser palco das consequências da ação humana sobre o meio natural. Problemas como as enchentes são rotineiramente noticiados. E a culpa não é da chuva.

Em alguns casos, o processo de inundação de uma determinada região é natural, ou seja, aconteceria com ou sem a intervenção humana. O problema é que, muitas vezes, por falta de planejamento público, loteamentos e bairros são construídos em regiões que compõem áreas de risco. Em outras palavras, em tempos de seca, casas são construídas em locais que fazem parte dos leitos dos rios e, quando esses rios passam pelas cheias, acabam inundando essas casas.

Em outros casos, a formação de enchentes está ligada à poluição urbana ou às condições de infraestrutura, como a impermeabilização dos solos a partir da construção de ruas asfaltadas. A água, que normalmente infiltraria no solo, acaba não tendo para onde ir e deságua nos rios, que acumulam, transbordam e provocam enchentes.

Outro problema ambiental urbano bastante comum é o fenômeno das ilhas de calor, que ocorre nas regiões centrais das grandes cidades. Tal situação é consequência do processo de verticalização, ou seja, a formação de prédios que limitam a circulação do ar e, somada à retirada das árvores, contribui para a concentração do calor. É por isso que as regiões centrais ou muito urbanizadas estão sempre mais quentes que o restante da cidade.

Para somar às ilhas de calor, existe também a inversão térmica, um fenômeno climático que dificulta a dispersão dos poluentes emitidos pela ação humana. Em virtude disso, gases tóxicos pairam sobre a superfície das cidades, provocando doenças respiratórias e o aumento das temperaturas.

A falta de planejamento público e a ausência de uma maior consciência ambiental constituem os problemas ambientais urbanos, como a poluição das águas de rios, lagos e oceanos, o aumento das temperaturas, a ocorrência de chuvas ácidas (fruto da emissão de gases tóxicos na atmosfera), isso tudo somado às poluições visual e sonora.

Problemas sociais e ambientais das áreas urbanas.

No território brasileiro, houve grandes transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais no decorrer dos tempos, sendo de grande impacto para esse processo a industrialização. A mesma gerou o acelerado processo de urbanização, e com isso a criação dos grandes centros urbanos, associada com a falta de planejamento urbano e as ocupações irregulares e desorganizadas, originou vários problemas socioambientais, gerando uma precária qualidade de vida urbana e ambiental.

O espaço urbano foi sendo configurado pela sociedade. Os problemas ambientais urbanos que foram surgindo, estão na maioria relacionados com a decorrência de fatores econômicos, aumentando-se assim, a degradação e transformação dos recursos naturais, motivados pela produção de capital, geração de renda, locais para moradia, e para isso utilizam recursos vindos da natureza; junto com os benefícios econômicos, vêem à tona os prejuízos para a natureza, provocando desequilíbrio nos ecossistemas e ambientes urbanos, pela falta de preocupação, preservação e valorização ambiental, tudo isso ocorre por falta de planejamento e gestão pública, além da conscientização e educação da população.

São muitos os problemas sociais e ambientais encontrados dentro de uma área urbana que comprometem o meio ambiente, com a degradação e alteração do mesmo, as decorrer do texto citarei alguns mais importantes.

O lixo sempre foi um problema de difícil solução, a sua produção está sempre aumentando, é uma das principais fontes de degradação ambiental, grande parte tem destino incorreto, sendo acumulados nas ruas, terrenos vazios, levados pela água. A produção descontrolada de resíduos sólidos contamina os lençóis freáticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com