TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário

Monografias: Profuncionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 15

PROFUNCIONÁRIO

Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

TUTORA: SUELENE

CURSISTA: MARIA DIVINDADE

CURSO: MERENDA ESCOLAR

Vila Rica, Setembro de 2013.

MEMORIAL DESCRITIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O CURSO DO PROFUNCIONÁRIO

MARIA DIVINDADE

Memorial Descritivo das atividades realizadas durante os encontros do Curso do Profuncionário.

2013

APRESENTAÇÃO

Neste memorial procuro descrever

AUTO AVALIAÇÃODO CADERNO 01- FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS,EDUCADORES,PROFISSIONAIS E GESTORES.

MARIA DIVINDADE

Merenda Escolar

Vila Rica, Setembro de 2013.

UNIDADE 1

Funcionários das escolas públicas: quem somos nós?

1-Em seu município, além das escolas públicas, existem escolas privadas?Tente classificá-las nas quatro categorias acima. Quantos alunos estão matriculados nas escolas públicas?Quantos nas escolas privadas?E no corrente ano? Faça comentários sobre suas descobertas no seu memorial.

Sim. Escolas Particulares com fins lucrativos. Na escola Maria Esther Peres estiveram matriculados no ano passado 1.797 alunos e na Escola Estadual Vila Rica 1.130. Totalizando 2.927 alunos na escola pública e apenas 200 alunos na escola privada. Neste corrente ano na Escola Maria Esther Peres são 1.670 alunos e na Escola Vila rica 954.

2-Em seu município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Registre suas respostas.

R-

Não tenho conhecimento de ninguém que tenha passado por isso

2-Em seu Município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa deformação de professores em nível médio? Entreviste uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase deformação para sua atuação como docente. Anote suas percepções.

R-

Sim. Não.

Vamos Pratique

UNIDADE 02

O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação.

1-Procure livros didáticos do início e meados do século XX em bibliotecas ou em casas de famílias de sua cidade. Perceba as diferenças e as semelhanças com os usados atualmente. Num curso a distância, como o Profuncionário, qual a importância dos módulos impressos? Anote suas percepções em seu memorial.

Ao procurar as diferenças pude perceber que o que muda são somente as atualizações em cada disciplina, como tudo evolui, a diferença são as atualidades das descobertas de um para o outro e a semelhança são os conteúdos que não mudaram seja nos livros do sec XX ou neste atual, o conteúdo é o mesmo. A importância do modulo impresso num curso como o profuncionario e recorrermos a leitura a pesquisa que nos enriquece muito além das aulas presenciais.

2-Em seu município existem escolas estaduais e municipais? Quer e de tem mais alunos matriculados? Você conhece algum (a) conselheiro (a) municipal de educação? Seu Município constituísse1 num sistema de ensino autônomo? Faça uma visita ao CME.

Relate em seu memorial.

Sim existem Rede Estadual e Municipal. Escola Estadual tem mais alunos matriculados. Conselheira do conselho municipal de educação: Maria de Fátima Guerra e Suelene. Não conheço nenhum sistema autônomo no meu município.

3-Você conhece, em seu município ou em outro lugar, alguma escola que funcione em tempo integral? Você já ouviu falar dos CIEP's do Rio de Janeiro? Ou dos CAIC's do

tempo do ex-presidente Itamar Franco? Você sabe o que significam essas siglas? Pesquise se, no ano passado, sua escola cumpriu com exatidão os duzentos dias letivos, com quatro horas de atividades diárias.

R-

Sim. Confresa MT. Nunca tinha ouvido falar em CIEP’S não mais ao pesquisar descobrir que CIEP’s significa Centros Integrados de Educação Pública, e CAIC’S significa Centro de Atenção Integral a Crianças. A escola onde eu trabalho cumpriu sim os 200 dias letivos.

UNIDADE 03

A escola pública como espaço da educação de qualidade: Constituição e LDB

1-Quem são os membros do Conselho Escolar (CE) de sua escola? Em que dia ele se reúne ordinariamente? Você conhece alguma ação que foi decidida por ele? A PPE tem

sido avaliada pelo CE? Você já trabalhou ou estudou em outras escolas? Como o Conselho Escolar funcionava lá? Registre em seu memorial.

Auricélia (Presidente), Wallas (tesoureiro), Vânia (secretaria), Vinicius (aluno), e pais de alunos.Não conheço nenhuma ação decida por ele. Não sei dizer essa informação. Já estudei em outras escolas mas por não ter conhecimento naquela época do que era o conselho eu não tinha muitas informações de como eles agiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com