TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Socráticos A Dança do Universo

Por:   •  30/9/2020  •  Seminário  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

         O trecho lido da obra A Dança do Universo contempla a história e explicação para o método da filosofia dos Pré-socráticos, que buscavam uma explicação para a criação e seus fenômenos dentro da própria Natureza, sendo o texto dividido pelas as grandes escolas do período e seus principais influenciadores:

  • Os Iônicos:

Para os iônicos o objetivo da filosofia era explicar a composição do cosmo, se perguntando qual a substância que compõem o Universo.

Tales de Mileto: Para Tales a água era a substância fundamental da formação do universo, uma vez que a mesma é fundamental em diversas partes da dinâmica natural e para vida, tendo o Universo a mesma dependência pela água, uma vez que para o filosofo o Universo também se tratava de um organismo vivo. A razão passou a ser usada para explicar a Natureza.

Anaximandro: O Universo era eterno e infinito em extensão e a Terra era o centro (1º modelo mecânico do Universo). A substância fundamental do Universo era o Ilimitado.

Anaxímenes de Mileto: O Ar, à medida que sua densidade mudava, compunha todas as coisas.

Heráclito de Éfeso: Tudo está em constante mudança e nada permanece parado. Constituiu a Teoria dos Opostos. O Logos era o equilíbrio atingido pela complementaridade dos opostos e a substância básica era o Fogo.

  • Os Eleáticos:

Parmênides: Toda mutação é ilusória e a realidade é imutável, estática e sua essência é advinda da individualidade de Eon (o Ser), que está presente em todo o Universo, portanto pleno e estático, explicando a realidade na ausência da mutação.

Zenão: Método da Regressão Infinita. A Natureza é imutável e as leis que a explicam o seu funcionamento também.

  • Os Pitagóricos:

Pitágoras: Para os pitagóricos não existia distinção entre misticismo e ciência, uma união baseada no pressuposto de que tudo é número (números são a essência do conhecimento), portanto não era apenas uma busca racional, mas também mística, uma vez que o conhecimento possibilita a compreensão da natureza divina.

Filolau: O cosmo era explicado pelo modelo mecânico do Fogo Central.

  • Os Atomistas:

Leucipo e Demócrito: Tentavam conciliar as ideias conflitantes das outras vertentes com a introdução da ideia do atomon. A Natureza é composta de agregados de átomos, indestrutíveis, densos e de infinitas formas, que são unidos por sua compatibilidade geométrica. Síntese entre a permanência e mutação (devir).

QUESTÃO 2

               

                       ESCOLAS:

IONICA

PITAGORICA

[pic 1]

CONVERGENCIA

DIVERGENCIAS

Busca apenas racional.

A essência da Natureza era um princípio material (água, ar, fogo, ilimitado, etc.)

Foco na busca da composição do cosmo.

Ruptura com o mítico.

Relação entre o místico e a ciência.

A essência da Natureza e o Conhecimento eram os números.

Foco em atingir um estado catártico, de completa purificação da alma.

Números são a ponte entre razão humana e a mente divina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com