TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO

Artigos Científicos: QUESTÕES SOBRE TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  15.744 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES SOBRE TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO Capítulo 6.

1. O aspecto de tortura relacionado ao trabalho dá um sentido de desprazer ao trabalho e infelicidade. A humanização pelo trabalho mostra uma positividade, mostrando que através do trabalho se constrói instituições, como família, escolas, o Estado etc. Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, construindo a própria subjetividade.

2. Na Antigüidade, o trabalho era entendido como a atividade dos que haviam perdido

a liberdade. O seu significado confundia-se com o de sofrimento ou infortúnio. O homem, no exercício do trabalho, sofre ao vacilar sob um fardo. O fardo pode ser invisível, pois, na verdade, é o fardo social da falta de independência e de liberdade.

Na Idade Moderna, passou-se a fazer diferenciação entre o trabalho qualificado e o

não qualificado, entre o produtivo e o não produtivo, aprofundando-se a distinção entre trabalho manual e intelectual. Essas concepções diferenciadas não deixam de ser o entendimento subjacente à distinção fundamental entre labor e trabalho do período helênico. O que ocorreu foi o deslocamento do labor, que possui, tanto na esfera pública como na esfera privada, uma produtividade própria, por maus fúteis ou pouco duráveis que sejam os seus produtos e seu consumo.

3. A base do pensamento marxista é o materialismo histórico-dialético. Sucintamente, por materialismo se entende a doutrina filosófica que exacerba a idéia da concretude material como anterior ao mundo subjetivo, condicionando as idéias e a realidade social. Logo, é adversa à defesa apaixonada e platônica do mundo das idéias enquanto condicionantes da realidade, a filosofia idealista. Por dialética, entende-se a relação entre opostos contrários, mas interdependentes. As condições reais de existência provocam as forças contrárias (materialismo). Dessa forma, a filosofia marxista incorpora e adapta a dialética hegeliana e desenvolve um novo método de análise da história, o materialismo histórico (que será lembrado mais adiante, na análise da mais-valia). Essa compreensão dos fundamentos do Marxismo é indispensável para que se contemplem as contradições do capital (tais qual o fetichismo), exaustivamente lembradas por Marx.

4. A relação que o filósofo Foucault estabelece entre disciplina, utilidade e obediê ncia é de que somos “feitos” de tempo, sem a memória (passado) e se, os projetos (futuro), o nosso presente deixaria de ser propriamente humano. Portanto, oque dizer de um tempo de velocidade preestabelecida que não respeita a cadência do próprio corpo e nem as diferenças individuais.

5. Pode ser interpretado de varias formas, mesmo que Aristóteles tenha se referido a algo em particular. O fato é que todos precisam de ajuda e de segundas opiniões ,por mais que isso venha ferir o orgulho. Todos precisamos reconhecer que certas vezes precisamos de ajuda, pois é isso que nos torna independentes. E também para Aristóteles, por exemplo, as lutas e conquistas deveriam vir apenas com o trabalho, não era justo que fosse de outra maneira. Para ele, o trabalho fazia com que os homens se tornassem independentes.

6. A educação tradicional não conduzia ao desenvolvimento do pensamento

crítico dos alunos, pois tinha por base o "decoreba"; o desafio da educação

de hoje é oferecer uma educação que estimule o aluno a pensar sobre vários

aspectos da realidade em que está inserido. Dessa forma, não basta só

memorizar letras e saber juntar sílabas - mas sim aprender a ler com um

espírito crítico. Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com