TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as regras do método cartesiano?

Ensaio: Quais são as regras do método cartesiano?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Ensaio  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

11. Quais são as regras do método cartesiano?

A) Regra da Evidência: só admitir como verdadeiro um conhecimento evidente, isto é, no qual e sobre o qual não caiba a menor dúvida.

B) Regra da Divisão: para conhecermos realidades complexas precisamos dividir as dificuldades e os problemas em suas parcelas mais simples, examinando cada uma delas em conformidade com a regra da evidência.

C) Regra da Ordem: os pensamentos devem ser ordenados em série que vão dos mais fáceis aos mais difíceis, dos mais simples aos mais complexos, pois a ordem consiste em distribuir os conhecimentos de tal maneira que possamos passar do conhecido ao desconhecido e vice-versa.

D) Regra da Enumeração: a cada conhecimento novo obtido, fazer a revisão completa dos passos dados, dos resultados parciais e dos encadeamentos que permitiram chegar ao novo conhecimento.

7. Por que a pergunta moderna sobre o conhecimento é “como o conhecimento verdadeiro é possível”?

Porque a resposta a essa pergunta desencadeia uma determinada práxis social e, a depender de qual seja, cria-se um modelo de homem, que negará a outro: o homem que buscará as verdades de fé ou o homem que buscará as verdades da razão.

4. Que problemas novos para o conhecimento foram trazidos pelo Cristianismo?

1 – Como, sendo seres decaídos e pervertidos, podemos conhecer a verdade?

2 – Pelo pecado original o cristianismo separou, radicalmente, homem e divindade, dando surgimento a seguinte pergunta: como o finito (humano) pode conhecer a verdade (infinita e divina)?

5. Por que a fé assumiu um lugar tão importante para o conhecimento verdadeiro?

A Idade Média é o período histórico da humanidade em que, certamente, o homem mais buscou compreender e explicar o funcionamento do universo e da natureza, inclusive a si mesmo, a partir dos elementos religiosos, o que fez com que a fé, durante tão longo tempo, se tornasse central para o pensamento humano, pois somente por meio dela as grandes perguntas eram respondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com