TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina?

Por:   •  7/4/2016  •  Exam  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  21.463 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina?

A estrutura atômica define o arranjo dos componentes internos da matéria: prótons, neutros e elétrons; ou seja, a estrutura eletrônica em um nível subatômico, definindo ainda o tipo de ligação entre os átomos que constituem o elemento ou composto. A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária.

2) Desenhe e aponte as características das células unitárias para as estruturas cristalinas?

  1. Cubica de face centrada: O arranjo cúbico de face centrada caracteriza-se por exibir os mesmos átomos nos vértices, encontrados nos outros dois arranjos cúbicos anteriores, e mais um átomo em cada face do cubo. A estrutura cúbica de face centrada é a estrutura do alumínio, cálcio, chumbo, níquel, cobre, platina, prata, ouro.

[pic 1]

  1. Cubica de corpo centrado: No arranjo cúbico de corpo centrado (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, Esta estrutura pode ser encontrada no cromo, vanádio, zircônio, tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, etc. O parâmetro de rede a dessa estrutura é função da presença do átomo central.

[pic 2]

  1. Hexagonal compacta: A estrutura hexagonal compacta é formada por dois hexágonos sobrepostos e entre eles existe um plano intermediário de três átomos. Nos hexágonos, novamente, existem seis átomos nos vértices e um outro no centro. A estrutura HC pode ser observada no berílio, berquélio, lítio, magnésio, cádmio, cobalto, titânio, etc. O número de átomos que efetivamente encontram-se dentro de uma célula unitária HC é igual a 6.

[pic 3]

3) Descreva os defeitos cristalinos dos tipos lacuna e auto intersticial.

Lacuna: ausência de um átomo em um ponto do reticulado cristalino. Podem ser formadas durante a solidificação ou como resultado de vibrações atômicas.

Auto-intersticial: é um átomo que ocupa um interstício da estrutura cristalina. Os defeitos auto-intersticiais causam uma grande distorção do reticulado cristalino a sua volta

4) Cite dois tipos de soluções sólidas.

Solução sólida substitucional: os átomos de soluto substituem uma parte dos átomos de solvente no reticulado.

[pic 4]

Solução sólida intersticial: os átomos de soluto ocupam os interstícios existentes no reticulado.

[pic 5]

5) Para cada discordância aresta, espiral e mista, descrever e fazer um desenho esquemático da discordância. ?

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

6) Defina tensão e deformação

A deformação de engenharia é, portanto, uma grandeza adimensional e representa um valor médio específico da deformação tomado sobre a extensão do segmento observado. É usual também representar o valor “e” como percentual.

Em física e engenharia, se denomina tensão mecânica ao valor da distribuição de forças por unidade de área em torno de um ponto material dentro de um corpo material ou meio contínuo.

A curva tensão-deformação é uma descrição gráfica do comportamento de deformação de um material sob carga de tração uniaxial. A curva é obtida no chamado ensaio de tração.

7) Formule a Lei de Hooke e faça observações sobre as condições segundo as quais ela é válida.

A relação linear da função tensão-deformação é conhecida por LEI DE HOOKE.

A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo é deformada.

A lei de HOOKE é válida para a fase elástica dos materiais. É definida como:

[pic 9]

[pic 10]

8) Defina coeficiente de Poisson.

A razão entre a deformação transversal associada a uma deformação longitudinal na direção do esforço de tração, chama-se o coeficiente (ou razão) de Poisson. É definido como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (336.5 Kb)   docx (772.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com