TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Patologias em Estruturas Metálicas

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Patologias em Estruturas Metálicas.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 3. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

Tarefa 3

Orientações:

  • Tome cuidado com o plágio;
  • Dê preferência a utilizar as suas palavras;
  • Faça a devida referência de cada material de autoria diversa que utilizar;
  • Leia o tutorial de referências e citações que se encontra na biblioteca;
  • Todos os cálculos devem ser demonstrados;
  • Para tarefas respondidas por meio digital, o formato utilizado deve ser .doc ou .docx. Para tarefas manuscritas, as mesmas devem ser digitalizadas e entregues em formato .pdf. Lembre-se: apenas 1 arquivo para cada tarefa (arquivos extras serão desconsiderados).

1) Uma coluna metálica apresentou corrosão uniforme, apresentando uma cama de óxido de ferro (ferrugem) pouco aderente. Neste sentido, houve perdas uniformes de massa em toda a extensão do perfil e consequente diminuição gradual da espessura do metal.

Comente a situação e apresente as possíveis causas para essas patologias. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.

A corrosão uniforme ocorre com à exibição direta do material (aço carbono) em um ambiente agressivo e à falta de algum sistema de proteção. Quando esse material não possui o sistema de proteção ou esse sistema se rompe durante o transporte ou até mesmo o manuseio da peça, devemos rapidamente reparar ou substituir o mesmo, dessa forma evitando a formação de óxido de ferro.

Quando a corrosão é generalizada a mesma se espalha por toda a extensão da superfície do material, havendo uma perca uniforme da espessura do mesmo.

Após a analise de um bom profissional e dependendo do grau de deterioração desse material, deve-se realizar uma limpeza superficial utilizando jato de areia e refazendo a pintura. Já em casos com corrosões avançadas, pode-se optar por instalar reforços ou até mesmo substituir o material parcialmente ou por completo.

Para se evitar a corrosão uniforme deve se criar um plano de inspeção que deverá ser feito regularmente ou até mesmo substituição desse material por uma liga mais resistente de aço como por exemplo aços inoxidaveis.

2) A galvanização é o processo de aplicação de uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zinco a uma superfície metálica de modo a evitar a corrosão destes. Contudo, a corrosão em elementos galvanizados ainda ocorre com bastante frequência.

Comente os motivos da ocorrência deste tipo de patologia e quais são suas possíveis causas. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.

Processo de galvanização tem por objetivo proteger o material evitando assim qualquer tipo de oxidação do mesmo. Quando a galvanização é executada de maneira errada pode deixar esse material sem a proteção necessaria para que o mesmo fique protegido da oxidação.

Ideal é buscar materiais no mercado de empresas que façam aplicação correta das ligas protetoras de zinco. Quando esse material possui pequenos danos o mesmo deve ser limpo e preparado novamente para aplicação do zinco. Quandos os danos nesse material são severos o mesmo deve ser substituido.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com