TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que é Filosofia Do Direito?

Artigo: Que é Filosofia Do Direito?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Que é Filosofia do direito?

É um saber crítico a respeito das construções jurídicas erigidas e pela proxis do direito buscando os fundamentos através de uma investigação sistemática

Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?

A Filosofia do Direito coloca para si mesma a permanente pergunta acerca dos objetivos, finalidades e metas que precisa alcançar a fim de ser significativa e oferecer uma contribuição específica e diferenciada aos acadêmicos e profissionais do Direito. Diversas são as respostas oferecidas pelos Filósofos do Direito às questões que perguntam sobre as finalidades dessa disciplina. Afirmam que ela cumpre a função de problematizar o Direito; de implementar a tarefa conceitual; de depurar a linguagem jurídica etc. De qualquer modo à Filosofia do Direito compete oferecer ao acadêmico e ao profissional do Direito a possibilidade de pensar e re-pensar de forma crítica os diversos elementos que compõem o vasto universo jurídico.

Qual a importância da Filosofia?

Acredito que a filosofia nos ajude muito no auto conhecimento, propriamente dito. Através dela podemos nos conhecer melhor , de forma pensada e cientifica.

Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais? O autor demostra que houve uma enorme inversão de valores nos dias atuais, nãp fundamentamos o que é de fato necessário, somos mais chegados ao que esta por fora de que pelo interior de fato.

É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

Sim, mas não sobre o direito positivado, o texto expressa um direito que nasce conosco.

Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

Portanto, deixamos claro que os fundamentos da justiça que buscamos jamais se comprometeram com as instituições destinadas à efetivação da sua eficácia,

ressalvada a configuração aproximativa do ideal de justiça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com