TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Filosofia

Exames: Questionario De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

01- Os objetivos. A ciência tem como fio principal explicar a realidade com base na observação sistemática de fatos.

02- A sociologia é indutiva, parte da observação sistemática de fatos. A filosofia social é dedutiva, parte da formulação de generalizações que são ligadas a grande variedade de casos particulares observáveis na sociedade.

03- A critica do conhecimento e a formulação de novas ideias não estreitamente derivadas da observação.

04- Porque a importância da teoria para a ciência esta no fato de que as investigações cientificas da sociedade, como dos fenômenos em geral, não consiste apenas na pura observação dos fatos, mas na observação teoricamente orientada.

05- O conhecimento não se baseia na percepção imediata de fatos e que as teorias de ciência resultam da pura acumulação de tais fatos, como acreditam os positivistas.

06- Para não permitir que os seus valores morais interfiram preconceituosamente na sua percepção e interpretação da realidade social.

07- A compreensão cientifica da organização social, pois todo fenômeno social ocorre sempre e necessariamente em um contexto histórico.

08- Não significa que essa ciência esgote todas as possibilidades de compreensão dessa categoria de fenômenos. A sociologia também se ocupa do estudo dos fenômenos econômicos. Só que numa visão sumaria, não estuda os processos em mesmos, mas as condições sociais em que eles ocorreram.

09- As doutrinas não se baseiam na observação dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser.

10- Problemas sociológicos quer dizer, os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. E problema social é o sentimento de indignação moral que um fato desperta em uma parcela significativa da população de uma sociedade, relacionando a ideia de injustiça.

11- Porque a sociologia não é, hoje, apenas um conhecimento de interesse restrito. É um conhecimento que interessa a todos, sendo uma disciplina humanista, consequentemente , uma forma significativa e consciência social.

12- A sociologia como todos conhecimento, nasce da sociedade, assim , ela também pode refletir interesses de alguma categoria social, ter função ideológica , contrariando o ideal de objetividade da ciência.

13- As teorias e conclusões de pesquisa, baseiam-se em critérios, construíram, por si mesmas, denuncia do que seja moderadamente recriminável nas relações sociais.

14- A sociologia, porém, como todo conhecimento, nasce da própria sociedade. Assim, ela pode refletir interesses de alguma categoria social, ter função ideológica, contrariando o ideal de objetividade da ciência. Ideologia é toda forma de conhecimento decorrente da situação social especifica de alguma categoria social e representativa dos interesses dessa categoria. As doutrinas sociais constituem um elemento muito influente em determinadas situações históricas pelo fato de constituírem um elemento importante na mobilização de determinadas categorias sociais no sentido de tentar transformar a sociedade. Não que as doutrinas, por si mesmo expliquem as transformações sociais, mas não há como compreender determinadas situações sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com