TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário

Artigo: Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA

Pedagogia Matutina

Disciplina: Filosofia

Prof.°: FABIELE

QUESTIONÁRIO:

1. A filosofia da educação ocorreu entre os séculos Vi a.C e VI d.C . Quais foram os filósofos no período pós Cristo Por que tinham estes interesses?

AURÉLIO AGOSTINHO( 354-430)

SÃO TOMAS DE AQUINO ( 1225-1274)

JEAN-JAQUES ROUSSEAU (17121778)

JHON DIWEY (1854-1952)

PAULO REGLUS NEVES FREIRE (1921-1997)

Tinha esses interesses porque a filosofia surgiu com o intuito de unir a ciência e a fé partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio de revelarcristã. Váriosfilosofos acreditavam que havia uma relação harmoniosa entre a ciência e a fé, outros afirmavam que houve contradiçãoe outros tentavam diferençá-las. Esta mesma discussão era questionada no campo da filosofia e da fé. Diversos filósofos tinhamo pensamento gr relac o cristianismo - antes de Agostinho - pouco tinha de filosófico: consistia da crença num Deus criador que se fez homem e num conjunto de instruções morais. Por isso, o filósofo pôde conciliá-lo sem contradições ao platonismo.ego com o pensamento cristão.

2. Comente sobre a relação entre Agostinho e o Cristianismo.

Muitos pensadores deste período defendiam que a fé não deveria ficar subordinada a razão.

Porém, um importante filósofo cristão não seguiu este caminho. Santo Agostinho de Hipona (354 – 430) buscou a razão para justificar as crenças. Foi ele quem desenvolveu a idéia da interioridade, ou seja, o homem é dotado da consciência moral e do livre arbítrio.

.3. Para Agostinho como deve ser o processo de educação?

Para Agostinho o processo de educação o que se espera do professor não são somente apenas conhecimento específicos, mas uma dose equilibrada de autoridade e sensatez, uma educação voltada para a formação política e ética .

4. Cite e explique uma frase de Agostinho sobre educação.

"Na escola da vida, Deus é o único professor à procura de bons alunos

As crianças são inteligentes e capazes de ter um bom comportamento na Casa de Deus e em qualquer lugar.

5. Quais são as principais características da Idade Média?

As principais características da Idade Média foram a chegada dos povos bárbaros (germânicos), a consolidação do feudalismo e a expansão do cristianismo.

6. De que forma o contexto histórico da idade Média influenciou a educação?

Educação a partir de um contexto histórico na idade média é importante, pois nele estão juguladas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é importante também resgatar a história da educação, para que possamos abranger a época moderna.

A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave para entender o futuro.

7. Para Tomas de Aquino “o professor é um intermediário, mas só Deus é o verdadeiro o que isso significa?

Significa que através de um intermediário no caso o professor, através de sinais e de outros instrumentos de auxílio, faz com que o aluno conheça algo que antes desconhecia. Mas somente Deus é o grande responsável pela aprendizagem.

Como se deu a passagem do pensamento medieval para o moderno?

8 Relacione as seguintes ideias:

a. “Creio para que possa entender” – Santo Agostinho;

É somente a partir de um primeiro crer que é possível conhecer a verdade, pois se o sujeito deseja primeiro conhecer para depois crer, ele jamais chegará a nenhum dos dois. Crer não é um processo exclusivamente da razão, não é um simples dizer "sim" ou um "não"; crer é um movimento da vontade do sujeito, é um movimento do livre arbítrio que livremente se submete a Deus de forma integral.

b. “Entendo para que possa crer” – São Tomás de Aquino.

A espécie inteligível não é coisa entendida, quer dizer, a representação da coisa, pois, neste caso, conheceríamos não as coisas, mas os conhecimentos das coisas, acabando, destarte, no fenomenismo. Mas, a espécie inteligível é o meio pelo qual a mente entende as coisas extramentais. E isto corresponde perfeitamente aos dados do conhecimento, que nos garante conhecermos coisas e não ideias; mas as coisas podem ser conhecidas apenas através das espécies e das imagens, e não podem entrar fisicamente no nosso cérebro.

9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com